Foto: Amanda Oliveira
A candidata a prefeita de Salvador pela coligação ‘Experiência, Amor e Raça’ (PCdoB/PP), Olívia Santana 08 de outubro de 2020 | 21:05

Olívia leva Caravana 65 para a Liberdade e apresenta propostas ao bairro

salvador

A candidata a prefeita de Salvador pela coligação ‘Experiência, Amor e Raça’ (PCdoB/PP), Olívia Santana, visitou, na tarde desta quinta-feira (8), a Liberdade, bairro mais negro da capital baiana, junto com a Caravana 65. Ela foi até a casa da moradora Ana Carla e da laje apresentou para a comunidade as propostas que tem para a cidade, especialmente as que pretendem melhorar a vida no bairro, marcado pela pobreza.

Um dos principais programas do projeto de governo da candidata é a urbanização das favelas, que pretende, a partir da escuta das demandas das comunidades, promover ações de regularização fundiária e dos espaços precários. “É uma iniciativa que vai dar aos bairros populares estrutura de lazer, cultura, esporte, saneamento básico. A nossa Prefeitura não vai ficar por aí investindo onde já tem tudo. Vamos usar o dinheiro público com responsabilidade onde não tem nada”, explicou.

Olívia também apresentou propostas para a segurança pública e garantiu que, em sua gestão, vai direcionar a atuação da Guarda Municipal para a Liberdade, mas com um viés diferente, que será conquistado com investimentos em cursos de formação. “Trabalharemos para garantir uma segurança suplementar e a nossa guarda precisa atuar aqui e em outros lugares em uma perspectiva cidadã. Queremos uma guarda garantidora dos direitos das pessoas”, defendeu.

Para a Liberdade e os outros bairros mais pobres, localidades que mais fazem uso do Sistema Único de Saúde (SUS), Olívia prometeu ampliar a cobertura de atendimento de saúde até chegar a 100%. “A gente sabe que os índices de mortalidade infantil e materna, por exemplo, aumentam aqui e em outras regiões mais precárias, diferente do que acontece na Barra e na Orla Atlântica, em função dessa desigualdade social. Temos que enfrentar isso”, disse.

A força do comércio popular na Liberdade também foi lembrada pela candidata do PCdoB, que propõe mudar a forma de se relacionar com os comerciantes da cidade, pois eles são, segundo ela, ‘indutores do desenvolvimento e da economia local’ e deverão fazer parte de um Fórum de Desenvolvimento Local. “Vamos ampliar o diálogo com os comerciantes, acabando com essas ações que são feitas de cima pra baixo, de modo a promover uma relação horizontalizada”, disse.

Educação descentralizada

Sobre a educação, uma das principais bandeiras defendidas pela coligação, Olívia lembrou que será na Liberdade uma das 16 creches que pretende construir em Salvador. As unidades escolares propostas deverão ser regionalizadas e garantirão, não só a antecipação do contato das crianças com a educação, mas também o direito de proteção social para as famílias, em especial as que são formadas por mães solo que precisam trabalhar.

Outros projetos educacionais também foram citados, como o ‘Dever de Casa’, de reforço escolar para crianças e adolescentes, e o programa que pretende reformular a educação de jovens e adultos, que passará a ter uma perspectiva profissional.

Comentários