22 novembro 2024
O senador Otto Alencar confirmou nesta segunda-feira (05) que a participação do partido dele, o PSD, no futuro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é conduzida a partir da Bahia. Em entrevista nesta semana à revista Veja, o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, declarou que o representante da sigla nas negociações é o deputado federal baiano Antônio Brito, que tem assento no conselho político de Lula.
Em entrevista à Rádio Metrópole, Otto disse que ele próprio também tem participado das conversas, por orientação de Kassab. O senador contou que as primeiras tratativas com Lula já foram concluídas, versando sobre o apoio do PSD à PEC da Transição, no Senado.
“Depois de duas reuniões nós conseguimos que os 11 senadores do PSD tomassem o compromisso de apoiar a PEC da Transição e também participar da base do governo”, afirmou Otto, acrescentando que na Câmara Federal 32 dos 44 parlamentares já garantiram aliança ao próximo governo.
Otto afirmou que haverá um próximo encontro entre ele, Antônio Brito e Lula para definir o espaço do PSD no próximo governo. “O presidente (eleito) ficou de marcar um encontro e deverá ser comigo e com Antonio Brito para, a partir daí, ele estabelecer um critério para que o PSD possa participar dentro da estrutura do governo”.
O PSD da Bahia comanda as conversas com o próximo governo em função do apoio de primeira hora a Lula no processo eleitoral, além da aliança com o PT no Estado. Durante o pleito, o partido se dividiu nacionalmente, sendo que uma parte ficou ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PT).
Política Livre