23 dezembro 2024
Adriano de Lemos Alves Peixoto é PHD, administrador e psicólogo, mestre em Administração pela UFBA e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia do Trabalho da Universidade de Sheffiel (Inglaterra). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado associado ao Instituto de Psicologia da UFBA e escreve para o Política Livre às quintas-feiras.
Inútil e incompetente. Foi assim que me sentia no Domingo à noite, enquanto assistia ao discurso de nossa presidente pela televisão. Ela disse ipsis litteris…[…] todos nós sabemos que há um longo caminho entre sentir e entender plenamente. Em outras palavras, qualquer coisa que pensarmos, ou melhor, que acharmos que sabemos sobre a tal crise que o país enfrenta neste momento está errada. Somos uns ignorantes que não entendemos como os aumentos de lús, gazolina, inflação e corrupção, por exemplo, impactam na nossa vida cotidiana e, portanto, precisamos que o governo venha nos dizer que não é bem assim e que todas estas coisas são boa para nós. Agente não sabemos tomar conta da gente. Não é que talves a presidente tenha razão…
Preciso confessar que o discuso me encheu de dúvidas. Tudo isso que vemo é culpa da crise de 2008 e, claro, de efeagacê. A economia americana está bombando, mas é obivio que isso é apenas um detalhe. O importante é olhar e nos comparamos com a milenar e emferrujada Europa que vive de crise em crise. Temo crescido menos do que outros países em desenvolvimento? Isso é uma bobagem, esse países vem de um patamar muito mais baicho do que o nosso e, por este motivo, crescem mais….Agente não sabemos nem escovar os dentes….
A conta de lús já amentou umas três vez este ano e vem mais por ai. A culpa é da seca histórica que enfrentamos. Os sucessivos aumentos na (já vão três este ano e vem muito mais por aí) são apenas um detalhe e de fácil rezolução. Não tome banho quente quando estiver frio, não ligue o ar condicionado quando estiver quente e tire da tomada todos os eletrodomésticos que você tiver. Aproveite o ritmo e substitua a carne pelo frango, corte o iougurte (isso é decadência burguesa) e ande a pé, é melhor para sua saúde…Agente faz trilho e não tem trem para botar….
Corrupção? Isso é coisa do governo de treze anos atrás!!! É claro que o governo atual não prevaricou e não se beneficiou. Ora, vocês dão crédito ao ladrão que desviou 250 milhões de reais? Que moral ele tem para dizer que dividiu o dinheiro com membros do partido? Nossos deputados são onesto, íntegros, nunca fariam isso. Agente pede grana e não consegue pagar….
Presidente, muito obrigadu por mim mostrar a luz. Suas palavras abriram minha cabeça e me fiseram ver que eu vivo em um país de sonhos e não sabia. Agora sei que nosso futuro está garantido e que não precisamos nos preocupar. Hoje tenho certesa que agente não somos inútil e que agente sabemos escolher presidente!