Foto: Montagem/Política Livre
Manoel Vitório, Zezéu Ribeiro, Moema Gramacho e José Sérgio Gabrielli 30 de janeiro de 2012 | 07:10

Reforma: Gabrielli no Planejamento, Zezéu na Sedes, Moema na Administração, Vitório na Fazenda?

exclusivas

As mais novas especulações sobre a reforma administrativa do governo Jaques Wagner (PT), que serviriam também para acomodar o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli na Bahia, dão conta de mudanças até na estrutura atual da gestão de Lauro de Freitas. Entre os secretários que mudariam, está Carlos Brasileiro, da secretaria estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). Ele deve deixar o posto para concorrer mais uma vez à Prefeitura de Senhor do Bonfim.

O lugar de Brasileiro seria ocupado por Zezéu Ribeiro, atual titular da secretaria estadual de Planejamento, que seria entregue a Gabrielli. E onde entra a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas? Ela renunciaria ao cargo no município numa ousada operação para viabilizar a difícil eleição do seu candidato à sucessão municipal, João Oliveira (PT), que é vice-prefeito e, desta forma, participaria do pleito de outubro aboletado no cargo de prefeito. Um empurrãozinho em João!

O cargo mais especulado para Moema é a secretaria estadual de Administração. Para viabilizar sua indicação, Wagner levaria para a secretaria da Fazenda o atual titular da pasta, Manoel Vitório, cuja sustentação vem do Tribunal de Justiça da Bahia, ou seja, de desembargadores baianos alinhados ao governo do Estado. Uma beleza! Sobre Vitório e suas relações privilegiadas, dizem que ele montou uma “República de Desembargadores” na Administração, com a contratação de vários filhos de magistrados.

Mas, na Fazenda, Vitório poderia fazer o mesmo? O posto é hoje de Carlos Martins, amigo do peito do governador Jaques Wagner que também vai disputar as eleições municipais em Candeias. Ao que se comenta na secretaria, Martins gostaria de deixar em seu lugar alguém da estrutura da pasta, provavelmente seu chefe de gabinete ou um auditor de carreira de sua absoluta confiança. Pelo visto, é melhor que se concentre em sua eleição para prefeito da cidade natal.

Comentários