23 novembro 2024
Pela primeira vez na história do PT baiano, um candidato majoritário da legenda deve ser escolhido um ano antes das eleições. Em reunião realizada ontem, a executiva municipal do partido decidiu montar um cronograma para a escolha do pré-candidato petista que deve ser concluído no máximo, se houver disputa, até agosto próximo.
“Isto significa que o PT não está entrando na disputa pela Prefeitura de Salvador para brincar e que vai marchar para ela perfeitamente unificado”, comemora o vereador Henrique Carballal, que é vice-presidente do PT na capital baiana e teve papel fundamental na antecipação do calendário eleitoral petista.
Pelo cronograma definido no encontro, pré-candidaturas à Prefeitura devem ser inscritas até o dia 28 de Junho. Se não houver concorrentes, o pré-candidato será homologado já no dia 30. Caso contrário, o PT promoverá prévias em agosto para a escolha do nome com que pretende disputar a sucessão do prefeito João Henrique (PP).
Por enquanto, a pré-candidatura mais forte no partido é a do deputado federal Nelson Pelegrino, apoiado abertamente por Carballal. “No dia 30 de Junho, se não houver concorrência, (Nelson) Pelegrino será homologado pré-candidato do PT à Prefeitura e já poderá desfilar no 2 de Julho ao lado do governador Jaques Wagner”, anima-se o vereador.
Ele admite que a antecipação da candidatura muda um padrão arraigado em seu partido, de envolver-se em disputas fratricidas que atrasavam e enfraqueciam os nomes que apresentava ao eleitorado, mas nega que o objetivo da medida seja pressionar os partidos aliados a apoiarem Nelson Pelegrino.
“Respeitamos as demais candidaturas, mas com nosso candidato definido, vamos nos debruçar principalmente sobre o programa de governo para a cidade de Salvador, defendendo que o mais preparado para implementá-lo seja o escolhido por todo o grupo (de partidos aliados)”, antecipa-se o vereador.
No time dos aliados ao PT no Estado, o PCdoB e o PDT são os únicos partidos que já anunciaram pré-candidatos à sucessão municipal. Os comunistas apostam na candidatura da deputada federal Alice Portugal, enquanto o PDT deve apresentar ao eleitorado o nome do deputado federal Marcos Medrado.