Foto: Max Haack/ Divulgação/ Agecom
Operação contou com mais de 170 homens 08 de novembro de 2013 | 17:34

Intervenção requalifica Ladeira da Preguiça

salvador

A Ladeira da Preguiça, que faz a ligação entre o Comércio, na altura da Bahia Marina, e a Praça Castro Alves, foi alvo de intervenção por parte da prefeitura nessa semana. Segundo nota veiculada a imprensa, praticamente todos os órgãos públicos municipais estiveram mobilizados com objetivo garantir a segurança, combater o tráfico de drogas, oferecer auxílio a viciados, remanejar famílias vivendo em situação de risco social para outras áreas, fazer a limpeza e capinação de todo o terreno, além de retirar construções irregulares e que corriam o risco de desabamento. A prefeitura afirma que, no total, cerca de 170 homens participaram da operação, denominada “Ordem na Casa”. A intervenção teve início da Praça Almirante Paula Guimarães, ao lado da Praça Castro Alves.

A ação da Secretaria de de Promoção Social e Combate à Pobreza cadastrou cerca de 17 famílias para receber o auxílio-aluguel. Outras foram cadastradas em programas como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida ou encaminhadas para o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). Houve, ainda, casos de pessoas que optaram por ir para outro imóvel próprio ou de parente. Antes, segundo o secretário da Semps, Mauricio Trindade, todas as famílias foram encaminhadas aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Lá, elas receberam atendimento de equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. “Tivemos casos de usuários de drogas e de pessoas que precisam de uma atenção maior. Mesmo assim, toda a operação aconteceu com diálogo e de forma pacífica. As pessoas entenderam que viviam numa situação deplorável”, afirmou Trindade.

Limpeza – Homens da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) realizaram a limpeza e capinação da área. Cerca de 200 toneladas de lixo, mato e entulho foram retirados do local. Muros construídos de forma irregular e que ameaçavam desabar foram derrubados. Segundo a prefeitura, graças a operação, pessoas que trabalhavam no Comércio, na região da Bahia Marina, e subiam para o Centro pela Ladeira da Montanha passaram a utilizar a escadaria localizada na lateral da Ladeira da Preguiça. Essa escadaria, que provavelmente foi construída no século XVII e é uma das primeiras ligações entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, não era utilizada porque as pessoas não se sentiam seguras, além de que estava coberta de mato. No serviço de limpeza, foram utilizados uma pá-carregadeira, quatro caçambas, quatro caminhões, um carro-pipa e 45 homens.

Comentários