Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre/Arquivo
Deputados votaram quase à meia-noite de ontem, depois de longa obstrução da oposição 11 de dezembro de 2019 | 08:11

Depois de obstrução, Assembleia aprova prorrogação do Reda e ajustes no ICMS

bahia

Depois de horas de obstrução pela oposição, a Assembleia Legislativa aprovou ontem, às 23h40, os dois projetos do governo que estavam sobrestando a pauta, o que trata da prorrogação dos contratos por Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e outro de ajustes na legislação do ICMS.

Os líderes partidários do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Targino Machado (DEM), ainda tentaram um acordo, que, no entanto, fracassou. Por este motivo, a oposição votou contra os dois projetos. Na mesma sessão, os deputados votaram ainda dois projetos de autoria dos próprios parlamentares.

O deputado estadual Samuel Jr. (PSC) conseguiu aprovar uma homenagem à ministra Damares Alves (Família) e o colega Zó, uma honraria para uma cantora juazeirense que deverá recebê-la nesta sexta-feira, em sessão especial. Prevaleceu, no entanto, um acordo para que em reunião conjunta, agora pela manhã, as comissões de Finanças e de Constituição e Justiça aprovem o projeto de orçamento do governo para 2020.

Motivo de preocupação do governo, que teria perdido prazos na Casa para aprovar o Orçamento em tempo hábil, a medida deve levar a Assembleia a realizar sessões nas próximas segunda, terça e quarta-feira para votar a matéria em plenário e pelo menos duas das três contas do governador Rui Costa (PT), cuja apreciação vem se arrastando há pelo menos um mês na Assembleia.

Hoje à tarde, a Casa vota projetos de honrarias concedidas pelos próprios deputados, além de emendas autorizativas, dentro da estratégia de agilizar as votações a fim de que os parlamentares possam encerrar normalmente o ano legislativo e entrar no recesso de fim de ano.

Comentários