Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Vendas do varejo têm quinta alta seguida, mas perdem força em setembro 11 de novembro de 2020 | 09:42

Vendas do varejo têm quinta alta seguida, mas perdem força em setembro

economia

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em setembro na comparação com agosto, na quinta alta seguida desde maio, e 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. Mas o resultado indica desaceleração do setor, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho do comércio ficou abaixo da média das estimativas feitas por analistas do mercado ouvidos pelo Projeções Broadcast, de avanço de 1,4%

“Trata-se de uma diminuição do ritmo de crescimento nos volumes do varejo nacional. A desaceleração é natural e representa uma acomodação, porque as quedas de março e abril foram muito expressivas, o que fez com que os meses seguintes de recuperação também tivessem altas intensas. A desaceleração é como se a série estivesse voltando à normalidade”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. O varejo avançou 3,1% em agosto, 4,7% em julho, 8,7% em junho e 12,2% em maio.

Ele destacou o resultado forte do trimestre de julho a setembro. Em relação ao trimestre anterior, a alta foi de 17,2%, recorde da série história iniciada em 2000.

Estadão
Comentários