Foto: Divulgação
A cerimônia também agraciou diversas autoridades militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e o Arcebispo de Salvador 15 de dezembro de 2022 | 09:54

Presidente do TJ-BA recebe a Medalha do Mérito Tamandaré, honraria da Marinha do Brasil

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, recebeu das mãos do vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior a Medalha do Mérito Tamandaré. A entrega aconteceu em uma solenidade militar, realizada no Farol da Barra, em Salvador, em homenagem ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro.

A desembargadora federal Suzane Castelo Branco e o desembargador do TJ-BA Baltazar Miranda estiveram presentes na cerimônia, realizada na última terça-feira (13), que agraciou diversas autoridades militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e o Arcebispo de Salvador.

A cerimônia teve a execução do Hino Nacional Brasileiro, o hasteamento de bandeiras e o desfile militar. A história do Almirante Tamandaré e suas batalhas foram recordadas com júbilo e espírito cívico.

“Ele (desembargador Nilson Soares Castelo Branco) está muito próximo da Marinha e queremos que continue assim. Por isso que estamos muito felizes em outorgar a Medalha do Mérito Tamandaré para o nosso presidente do TJ Bahia”, declarou o vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior.

Já o desembargador Nilson Soares Castelo Branco se sentiu honrado com a distinção recebida, exaltando a memória do grande herói nacional, Almirante Marquês de Tamandaré, e reconhecendo a liderança militar do vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior, que se fixou na Bahia com empatia e se tornou fazedor de amigos.

A Medalha do Mérito Tamandaré foi criada em 1957 e representa uma honraria entregue a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços voltados ao fortalecimento e à divulgação das tradições da Marinha do Brasil.

Comentários