Foto: Política Livre/Arquivo
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia 07 de fevereiro de 2023 | 16:50

Deputados do PL e do PSDB disputam comando da Comissão de Direitos Humanos e Segurança da Assembleia

exclusivas

Dois blocos partidários disputam a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança da Assembleia Legislativa da Bahia. O grupo formado pelos parlamentares do PL e do Solidariedade almeja emplacar o deputado bolsonarista Leandro de Jesus, enquanto o composto pelo Republicanos, PSDB e PDT aposta no deputado Pablo Roberto. Os dois estão no primeiro mandato e são filiados, respectivamente, ao PL e ao PSDB.

Até o final da tarde desta terça-feira, os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União), devem anunciar a composição das comissões temáticas da Assembleia, com base na proporcionalidade e nos entendimentos políticos. Nesta quarta-feira (08) pela manhã, os colegiados começam a ser instalados.

Na legislatura passada, a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública foi presidida pelo deputado Jacó Lula da Silva (PT), que teve como vice o bolsonarista Capitão Alden (PL), eleito para a Câmara Federal no pleito de 2022. Trata-se de uma vitrine política em uma área considerada sensível pelo governo do estado. Por isso, ainda não está definido se a base governista vai aceitar ceder o comando da comissão a um parlamentar da oposição.

Em conversa com este Política Livre, Leandro de Jesus confirmou o desejo de presidir a comissão. “Trata-se de um colegiado que abrange uma temática de grande relevância para a Bahia, especialmente quando observamos o caos da segurança atualmente em nosso estado. Não há paz para o povo baiano, e as nossas polícias estão abandonadas completamente. Temos que discutir isso”, disse.

Política Livre
Comentários