Foto: Divulgação
A cerimônia de premiação será realizada na terça-feira, 11 de abril, às 14h, no Auditório Desembargadora Olny Silva 06 de abril de 2023 | 08:24

Trinta unidades judiciais ultrapassam histórico de produtividade e conquistam categoria Diamante no Selo Justiça em Números 2022

A 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ultrapassou o histórico de produtividade e conquistou a categoria Diamante no Selo Justiça em Números 2022 – TJBA. Presidido pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco, o Tribunal promove a premiação com o objetivo de incentivar e reconhecer o esforço de magistrados e servidores e os resultados alcançados. A cerimônia de premiação será realizada na próxima terça-feira (11), às 14h, no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Judiciário baiano.

“Destaco, no particular, que, tendo sido distribuídos 15.368 processos à 2ª Vice-Presidência entre fevereiro e dezembro de 2022, logramos produzir uma marca de 18.931 despachos, 17.545 decisões monocráticas e 1.677 acórdãos relatados no Tribunal Pleno, totalizando o quantitativo de 38.153 atos judiciais”, declarou a 2ª vice-presidente, desembargadora Márcia Borges Faria. A 2ª vice-presidência é a unidade responsável pela análise e juízo de admissibilidade de todos os recursos extraordinário, especial, ordinário e agravos em recurso especial e recurso extraordinário interpostos no TJ-BA.

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itabuna também está entre as que conquistaram o Selo Diamante. “O esforço contínuo de todo o corpo técnico da unidade, aliado ao profícuo compromisso de atendimento de excelência aos jurisdicionados são as molas propulsoras do nosso cotidiano”, disse o juiz Hilton de Miranda Gonçalves.

Ele ainda faz questão de dedicar a homenagem ao cidadão. “Recebemos este mui digno selo, agradecendo a todos àqueles que contribuem cotidianamente para a melhor prestação jurisdicional, os que são os destinatários de todos os nossos esforços: os jurisdicionados”.

A taxa do Selo mede a efetividade do Tribunal em um período, levando-se em conta o total de casos novos que ingressaram, os casos baixados e o estoque pendente ao final do período anterior ao período base.

“Esta conquista é marcante, pois nada na vida acontece por acaso e mais esta vitória é a prova de que equipe trabalha unida, conectada com as boas práticas, com esforço e determinação, na persistência para alcançar uma prestação jurisdicional de excelência em conformidade com o preceito constitucional”, compartilhou o juiz da Vara de Registros Públicos, Gilberto Bahia de Oliveira. A unidade ganhou o Selo Diamante – 2022 e no ano de 2019.

O TJ-BA divulgou o resultado definitivo do Selo Justiça em Números 2022, por meio do Decreto Judiciário n. 150, de 14 de março de 2023. Na capital e no interior do Estado, 30 unidades receberam o Selo Diamante, 144 o Selo Ouro, 38 o Prata e 53 o Bronze.

Dentre as ganhadoras da comarca de Salvador, também está o 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, que tem como juíza titular Gelzi Maria Almeida Souza Matos. “Recebemos com muita satisfação o Selo Diamante, pois reflete o esforço e empenho de toda a equipe da unidade para superar as dificuldades estruturais e tecnológicas existentes e imprimir celeridade com a consequente melhoria da prestação jurisdicional”, disse a magistrada.

O Selo Justiça em Números TJBA foi instituído em 2017 e desenvolvido com critérios semelhantes ao Selo Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Comentários