Foto: Divulgação
Encontro aconteceu na última sexta-feira 11 de julho de 2023 | 08:41

Presidente do TJ-BA visita instalações da Ajuris no Rio Grande do Sul e conhece a produção da Revista Jurídica

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao lado de sua esposa, desembargadora Suzane Faillace Castelo Branco, visitou a sede da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) na última sexta-feira (07), após o término do 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado no Tribunal de Justiça de Porto Alegre (TJ-RS).

Castelo Branco afirmou que sempre foi admirador da Ajuris, e aproveitou para conhecer as instalações e realizar parcerias com a revista que tem conceito no mundo jurídico.

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) é uma das mais antigas escolas do Brasil com mais de 40 anos de experiência e tradição na formação de magistrados. Passou a condição de escola oficial da magistratura no Rio Grande do Sul por força de Lei Estadual.

A Ajuris foi fundada em 11 de agosto de 1944, congregando magistrados do Estado do Rio Grande do Sul. A Associação tem como finalidades, entre outras previstas no seu Estatuto, prestar assistência aos seus associados, promover a formação e o aprimoramento profissional e zelar pela afirmação das garantias constitucionais da magistratura.

Além de atender às finalidades inerentes a toda entidade de classe, a Ajuris tem participado intensamente dos grandes debates nacionais e da discussão de temas relacionados com o exercício pleno da cidadania. Essa linha de atuação apoia-se no pressuposto de que a manutenção de uma sociedade democrática exige constante vigilância, aliada ao exercício permanente do juízo crítico sobre todas as instituições, e não apenas sobre o Poder Judiciário.

A propósito, finalizou o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, “quem jura cumprir a Constituição Federal, tem como ideologia o Estado Democrático de Direito”.

Comentários