Foto: Política Livre
Deputada Lídice da Mata (PSB) e o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez 14 de agosto de 2023 | 15:19

Lídice defende que emendas parlamentares sejam também utilizadas na assistência estudantil a cotista das universidades

exclusivas

Coordenadora da bancada da Bahia no Congresso Nacional, a deputada Lídice da Mata (PSB) defendeu, em conversa com este Política Livre, que parte das emendas coletivas dos parlamentares do Estado sejam destinadas à assistência estudantil dos alunos cotistas das universidades federais.

“Me parece que um dos desafios tratados hoje é a manutenção do cotista na universidade. Precisamos assegurar, no orçamento da União de 2024, recursos para dar conta desse e de outros desafios. Além de corrigir valores, que estão defasados, é necessário garantir novos recursos, inclusive na assistência estudantil, até porque aprovamos na semana passada a ampliação e renovação da política de cotas. Esses estudantes, que serão em maior número, precisam de apoio também para cursarem a universidade”, disse a parlamentar.

As declarações de Lídice foram dadas durante um café da manhã promovido pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, com a bancada baiana no Congresso, que aconteceu no prédio da Reitoria, em Salvador. Além de Lídice, também estiveram presentes os deputados Félix Mendonça Júnior (PDT), Leo Prates (PDT), Alice Portugal (PCdoB) e Alex Santana (Republicanos).

Os parlamentares se comprometeram a incluir uma das 15 emendas de bancada, ou seja, que são coletivas, para as universidades federais. Caberá às instituições definirem prioridades e a divisão do montante. Na ocasião, Paulo Miguez fez um discurso apontando as dificuldades das instituições federais no Estado e fez críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Política Livre
Comentários