23 novembro 2024
O presidente americano, Joe Biden, fez um discurso em rede nacional da Casa Branca nesta quinta (19) anunciando que enviará ao Congresso nesta sexta um pacote urgente de ajuda a Israel e Ucrânia. No pronunciamento, o americano comparou seu homólogo russo, Vladimir Putin, ao grupo terrorista Hamas.
“O Hamas e Putin representam ameaças diferentes”, disse Biden. “Mas ambos querem aniquilar completamente uma democracia vizinha.”
Diante das resistências nos EUA de repasse de mais recursos ao aliado europeu, o democrata ressaltou que é do interesse nacional americano impedir a vitória tanto de Putin quanto do Hamas.
Ele repetiu que não vai enviar tropas americanas aos conflitos, apenas equipamentos bélicos “empilhados nos estoques” americanos.
A estratégia de associar os dois conflitos, aproveitando o profundo —e bipartidário— apoio a Tel Aviv no país, busca superar o bloqueio pelos republicanos de mais ajuda à Ucrânia.
Biden afirmou que, em comum, Rússia e Hamas querem “aniquilar democracias vizinhas”.
O discurso acontece um dia após a visita do democrata a Israel, em uma demonstração de apoio ao seu maior aliado no Oriente Médio, e do veto do país a uma resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas que pedia pausas humanitárias e condenava os ataques terroristas pelo Hamas.
Fernanda Perrin/Folhapress