Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema/Inema
22 de julho de 2024 | 17:53

Caravana Bahia Sem Fogo: Casa Nova recebe ações de conscientização contra incêndios florestais

bahia

Seguindo com a Caravana Bahia Sem Fogo na região Norte da Bahia, o Grupo de Trabalho que integra o Programa esteve nesta segunda-feira (22) no município de Casa Nova, localizado no semiárido baiano, que segundo dados do IBGE de 2022, tem cerca de 72 mil habitantes.

A Caravana Bahia Sem Fogo, um programa do Governo da Bahia, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em colaboração com diversas pastas, órgãos estaduais e a sociedade civil, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de incêndios florestais. O esforço coletivo visa à educação ambiental, destacando a necessidade de tratar os incêndios de maneira preventiva para reduzir os riscos e os danos ao meio ambiente no território baiano.

Durante a manhã, no Plenário Solon Alves Xavier de Souza, representantes dos órgãos participantes da caravana apresentaram temas relacionados à prevenção e combate aos incêndios florestais aos secretários da gestão municipal e representantes da comunidade. O encontro proporcionou um espaço para que os participantes pudessem contribuir com sugestões e pontos de vista sobre o tema abordado.

Em sua apresentação, o Tenente Tácio, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), enalteceu a participação dos presentes na Câmara Municipal: “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje, fazendo parte dessa caravana que tem como objetivo promover a integração da comunidade com os gestores aqui no município. Todos têm muito a somar, muito a contribuir com a questão da prevenção aos incêndios florestais. Os incêndios florestais representam uma ameaça grave ao nosso meio ambiente, trazendo prejuízos ambientais, destruindo o habitat de muitas espécies, podendo causar a infertilidade do solo, além de trazer prejuízo também para a saúde.”

Ainda pela manhã, cerca de 200 alunos marcaram presença em uma palestra realizada no Colégio Estadual de Casa Nova, que teve com objetivo disseminar as informações socioeducativas entre seus familiares e toda a comunidade. A iniciativa também contou com a divulgação em uma rádio local para alcançar um público ainda maior.

“Os efeitos das mudanças climáticas já estão presentes entre nós e não temos como fugir. Esses efeitos aumentam de forma considerável a probabilidade de incêndios florestais, mas isso tudo pode ser evitado com a conscientização de todos. Recentemente estivemos juntos com a Caravana na região Oeste e lá os efeitos têm causado grandes preocupações. Vocês, estudantes, têm a oportunidade de virar essa página começando aqui pelo município de Casa Nova. Acredito que vocês serão exemplos não só para os familiares de vocês, mas também para toda a comunidade”, disse o coordenador da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (Sida) da Sema, Diego Cerqueira durante a palestra.

No período da tarde, as atividades seguiram no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Professor Maria Tereza, localizado no povoado de Pau a Pique.

A caravana continuará sua jornada na terça-feira (23), com destino ao município de Remanso. Nos dias seguintes, o grupo passará pelas cidades de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Pindobaçu, Saúde, Miguel Calmon e Jacobina, levando adiante a missão de conscientização ambiental e prevenção de incêndios florestais em toda a região.

Comentários