21 novembro 2024
Convidado pelo presidente Lula para participar nesta quarta-feira (20) de um jantar oferecido ao presidente Xi Jimping, da República Popular da China, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, fez questão de entregar ao presidente chinês um jaleco cor de laranja da FUP e da Petrobras, atualmente considerado a mais alta honraria da classe trabalhadora brasileira.
“Graças ao presidente Lula, o Brasil voltou a se relacionar bem com os países e com as grandes potências do mundo, inclusive neste ano presidindo o G20”, disse Bacelar, que é conselheiro do presidente Lula no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) e no Conselho de Participação Social (CPS).
O jantar foi oferecido para celebrar os 50 anos de relações amigáveis entre os dois países. Na cerimônia de abertura, Lula cumprimentou sua companheira Janja, o “companheiro Xi Jimping”, presidente da República Popular da China, e Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, conhecido como Banco dos BRICS). Ao cumprimentar Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Lula fez um gracejo, dizendo que Alckmin “escapou de um envenenamento e está aqui com a gente”.
Veja vídeos: