Foto: Denis França/Política Livre/Arquivo
O deputado federal Mário Negromonte Júnior 20 de maio de 2025 | 17:37

‘A política é a arte de construir pontes’, diz Mário Júnior em recado a ACM Neto

exclusivas

O comandante do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, comentou o posicionamento dado ontem (19) pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, de vetar a presença de aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na federação formada entre os dois partidos.

“A política é a arte de construir pontes. A gente segue firme, fortalecendo um partido que cuida de pessoas e trabalha pelo desenvolvimento da Bahia e do Brasil. O processo da federação está em andamento. Existem diferentes opiniões, e isso é saudável numa democracia”, declarou Mário Júnior, ao ser procurado por este Política Livre.

ACM Neto, que deve comandar a federação na Bahia, pelo fato de o União Brasil ter mais deputados federais, afirmou, em entrevista à rádio Bandnews FM de Salvador, que os integrantes do PP apoiadores de Jerônimo poderão “buscar uma nova agremiação” na janela partidária, em abril de 2026. “O que não vou aceitar, em nenhuma hipótese, é jogo duplo. Aí não rola”, salientou o ex-prefeito. Ele destacou que os aliados do governador contam com as benesses do Executivo, o que tornaria desigual a competição com aqueles que são da oposição.

“O Progressistas da Bahia sabe da sua força e do seu papel na sociedade. Nosso rumo será definido com humildade, diálogo, respeito e participação de todos. Sem tutelas, com ética e dignidade, vamos tomar a decisão mais apropriada, na hora certa”, acrescentou Mário Júnior em conversa com o site.

Embora com as reeleições consideradas tranquilas no PP, a federação fez com que os seis deputados estaduais do partido, que estão na base de Jerônimo, abrissem conversas com siglas aliadas do governador sobre filiação. Esses diálogos ocorrem com o PSD, PDT, Podemos, PSB, Avante e, mais recentemente, com o MDB e a federação formada por PP, PCdoB e PV.

Entre os federais do PP, João Leão sempre se posicionou a favor da federação por ser aliado de ACM Neto. Mário Júnior, que se aproximou de Jerônimo, é abertamente contrário. Cláudio Cajado, que também mantém uma relação política estreita com o governador, mas dialoga com o ex-prefeito de Salvador, é mais cauteloso ao falar do assunto. Os dois tiveram mais votos em 2026 do que os federais do União Brasil, com exceção de Elmar Nascimento.

Recentemente, este Política Livre revelou que, apesar da federação, ACM Neto e Mário Júnior nunca se encontraram para tratar do futuro do “casamento”, decidido de “cima para baixo”.

Política Livre
Comentários