8 junho 2025
Na próxima terça-feira (3), o Centro de Cultura da Câmara de Vereadores será palco de uma noite de celebração e reconhecimento à história de duas instituições que há décadas impactam positivamente a vida de milhares de baianos: a Santa Casa de de Ruy Barbosa, que completou 75 anos, e o Instituto Alayde Costa (INAC), que celebra mais um ano de existência.
Proposta pelo vereador Felipe Santana (PSD), a sessão será um momento de celebração da história e dos serviços prestados à cidade, reunindo representantes da área da saúde, autoridades públicas, colaboradores e membros da comunidade que fazem parte da construção dessa trajetória.
A Santa Casa de Ruy Barbosa possui um histórico voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente idosos. A instituição oferece serviços de longa permanência, com atenção humanizada e foco no bem-estar físico, emocional e social dos residentes. Ao longo de mais de sete décadas, tornou-se referência na assistência filantrópica, promovendo dignidade e cuidado continuado.
Já o INAC é uma entidade voltada à promoção de saúde, acolhimento e formação técnica, com foco especial no cuidado com a população idosa. O instituto tem se destacado pela realização de atividades multidisciplinares, programas educativos e ações voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atuando de forma complementar à rede pública de saúde.
A homenagem do vereador Felipe Santana busca valorizar o legado dessas instituições e fortalecer o reconhecimento público do trabalho humanizado e essencial que realizam em Salvador.