25 novembro 2024
Maior bancada da Assembleia Legislativa, com dez representantes, o União Brasil vai trocar de líder este ano. Deixará o posto o deputado Marcinho Oliveira. Quem deve assumir em substituição, segundo informações obtidas por este Política Livre, é o experiente deputado Sandro Régis (União), que já comandou o bloco da oposição no governo de Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.
Ao longo de 2023, Marcinho, que está no primeiro mandato, foi criticado diversas vezes por colegas ao comparecer em eventos ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), mantendo uma relação de proximidade e diálogo com o petista. Ele é liderado do deputado federal Elmar Nascimento (União), que também busca se aproximar do PT para se fortalecer como candidato à sucessão do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
Entre os maiores críticos do comportamento político de Marcinho estão os deputados Luciano Simões Filho e Robinho, que estavam cotados para assumir a liderança do União Brasil na Assembleia. Entretanto, o primeiro foi indicado, em 2023, para presidir o partido em Salvador, enquanto o segundo é pré-candidato a prefeito de Muruci – eles não teriam, dessa forma, disponibilidade para exercer o papel de comando no Legislativo.
Vale frisar que, apesar das críticas a Marcinho, a liderança pelo prazo de apenas um ano da bancada do União Brasil foi acordada no início da legislatura entre os parlamentares da sigla. O aliado de Elmar, por sua vez, deve ser indicado para comandar a Corregedoria da Assembleia, cargo hoje ocupado por Sandro Régis, parlamentar próximo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).
Política Livre