24 novembro 2024
O deputado federal Capitão Alden (PL) afirmou nesta segunda-feira (21) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) “continua terceirizando as responsabilidades da segurança pública na Bahia e fazendo politicagem em cima do tema”. A declaração foi feita após o petista criticar a oposição em um pronunciamento oficial, alegando que aqueles que não fazem parte do governo usam a questão como “trampolim eleitoral”.
Alden, membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, disse que Jerônimo oculta o fato de que a Bahia é o estado mais violento do país. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 2.087 homicídios dolosos, resultando em uma média de 11 crimes contra a vida por dia.
“Esses dados são da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública que reúne indicadores estatísticos da Secretaria Pública de cada estado. O próprio grupo político de Jerônimo aponta o seu desastre na Segurança Pública”, rebateu o parlamentar.
“Jerônimo insiste em fazer politicagem com a Segurança Pública. Os dados negativos da Segurança Pública ele finge ter amnésia, mas fazer maquiagem com um tema sério tem sido sua principal habilidade”, completou.
Alden pontuou ainda que a Bahia é o estado com mais mortes violentas no Brasil pelo 5º ano consecutivo, com base no Monitor da Violência. Ao longo de 2023, a Bahia registrou uma média mensal de 404 assassinatos. As 4.848 mortes violentas representaram 12,2% de todos os casos no Brasil, que totalizou 39.492.