João Carlos Bacelar

Educação

João Carlos Bacelar é deputado estadual pelo PTN , membro da Executiva Nacional e presidente do Conselho Político do partido. Foi secretário municipal da Educação de Salvador e vereador da capital baiana. Escreve uma coluna semanal neste Política Livre aos domingos.

Firme parceria com a Escola de seu filho

Partindo do princípio de que os pais são os primeiros educadores dos filhos, podemos facilmente concluir que, sem eles, é impossível que a escola consiga sozinha construir a formação da criança. Afinal, o desenvolvimento educacional, a percepção de valores e a ampliação das habilidades sociais são adquiridos somente através de uma responsabilidade compartilhada. O Unicef se preocupa em estimular a intimidade entre pais e filhos desde a primeira infância. Após essa fase, sem dúvida, se torna mais difícil uma aproximação e eventuais tentativas de redirecionamento de adolescentes para entenderem os riscos e as possibilidades da vida cotidiana.

Os filhos tem que diagnosticar que você quer ajudá-lo a interpretar melhor uma questão e entender os caminhos para chegar até uma resposta. Cansaço após o trabalho não pode significar desinteresse. O que percebemos de um modo geral é que os pais tem delegado às escolas a responsabilidade pelo crescimento, aprendizado e desenvolvimento dos meninos e meninas de todas as idades.

Para o bem da relação com seus filhos essa rotina tem que ser reorganizada. Um compromisso entre pais e professores deve ser selado para oferecer maior segurança ao processo educacional dos pequenos cidadãos. A Secult municipal desenvolve o Projeto Escola + Família que inclui Feiras de Saúde nos finais de semana em parceria com a Uneb, distribuição de cartazes nas escolas e cartilhas para os mais de 145 mil alunos da rede com dicas de como os pais podem se envolver mais na vida escolar dos filhos. Esse ano foram reunidas mais de 600 famílias que participaram de palestras com psicólogos e educadores sobre o assunto, que listaram a paciência e o estímulo como principais ferramentas do processo de aprendizagem para que os resultados apareçam.

É fundamental a participação dos pais nesse momento em que o contato com o mundo cão acontece cada vez mais cedo através dos veículos de comunicação, da internet, das ruas. A ideia do projeto é resgatar essa parceria enquanto há tempo.

A começar pela frequência à escola. É importante que a mãe ou o pai se faça presente, converse com o coordenador pedagógico, com o professor, agende uma reunião para entender como está o desenvolvimento do seu filho. É no ambiente escolar também que você vai conhecer os pais dos colegas dele. E em casa apesar do estresse do dia a dia é necessário que vocês desenvolvam juntos algumas práticas, como a leitura. Sugira que para melhor interpretar ele procure um dicionário, que faça uma pesquisa em revistas e na internet; Melhor, vá com eles. Essa troca vai também te ajudar a encontrar ou reforçar hábitos saudáveis.

O filho passa a apreciar ainda mais sua companhia e a entender que a escola é onde ele faz amigos, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida. Vai perceber também que a soma das diferentes vivências é certamente a melhor forma de construirmos uma educação de qualidade para todos.

Comentários