23 novembro 2024
João Carlos Bacelar é deputado estadual pelo PTN , membro da Executiva Nacional e presidente do Conselho Político do partido. Foi secretário municipal da Educação de Salvador e vereador da capital baiana. Escreve uma coluna semanal neste Política Livre aos domingos.
Essa semana Salvador figurou como a única capital do país a apresentar ferramentas educacionais para serem compartilhadas por outros municípios da federação. A capital baiana recebeu o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, em Brasília, através dos representantes da Secult (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer). O premio coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e dedicado ao Mapa Digital da Educação, ferramenta de gestão pioneira, credencia Salvador como cidade prestadora de permanente acompanhamento pedagógico de suas unidades, capaz de interpretar dados da estrutura física, controlar o abastecimento de merenda escolar, formatando uma gestão transparente e compartilhada, valorizando a informação e assegurando uma relação cada vez mais estreita com todas unidades da rede.
O Mapa coordenado pela equipe de Teconologia da Informação da Secult com Antônio Borges e idealizado pelo assessor especial Eliezer Cruz aperfeiçoou o sistema de Matricula Informatizada que acompanha a disponibilidade de vagas em tempo real, pratica ainda inédita no Brasil. Em 2012, a agilidade e eficiência da matrícula atingiu 60 efetivações de matrícula por minuto. Com a ferramenta qualquer cidadão pode entender como funciona a gestão da secretaria. É uma ferramenta de análise que norteia e apoia as decisões do gestor. É uma conquista nossa, de todos soteropolitanos, de todos funcionários da Secult municipal.
Através do Mapa Digital foi possível, por exemplo, baixarmos de quatro semanas para uma a entrega da merenda escolar observando-se para isso a distância geográfica entre as unidades orientando a equipe de logística. Se tornou ágil a eleição direta para gestores, mais rápido avaliar o quadro docente e funcional e aproximar gestores, professores, pais e a comunidade da realidade vivenciada nas escolas. O MEC tem colocado Salvador como referência no processo de gestão educacional. O Mapa já foi apresentado em eventos voltados para a educação pelo Brasil e também em Xangai, China, Lisboa, Portugal e em Réggio Emília, na Itália.
Nossa ferramenta não é uma ação terminada e sim, continua, em constante evolução. Para 2013 algumas novidades já estão previstas. Vai ser possível visualizar até mesmo a fachada da escola, a distância entre cada uma delas até qualquer área da cidade e tudo de forma ainda mais dinâmica. Confira a ferramenta e como ela funciona http://www.mapadigitaldaeducacao.salvador.ba.gov.br
O prêmio tem o objetivo de colaborar para que o município atinja as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) e do compromisso Todos pela Educação. Sem dúvida, Salvador está trilhando um caminho seguro, de iniciativas modernas com a clara intenção de elevar a qualidade de ensino e repercutir de uma forma cada vez mais produtiva entre nossos alunos.