João Carlos Bacelar

Educação

João Carlos Bacelar é deputado estadual pelo PTN , membro da Executiva Nacional e presidente do Conselho Político do partido. Foi secretário municipal da Educação de Salvador e vereador da capital baiana. Escreve uma coluna semanal neste Política Livre aos domingos.

Tempo Integral para a Educação

Priorizar o ensino integral com jornada ampliada, sem dúvida, é uma das metas que mais ganhou adeptos quando se discutia o Plano Nacional de Educação (PNE), recém aprovado no Senado Federal. Oferecer ao aluno condições de frequência em unidade dotada de reforço escolar, laboratórios, artes, quadra, biblioteca e currículo diferenciado pode fazer toda a diferença no momento de conclusão do Ensino Fundamental. A rede municipal de ensino caminha em estrada cuidadosamente planejada para alicerçar vôos mais altos dos estudantes.

Em Salvador já são 10 escolas que funcionam em tempo integral com trabalho vinculado às famílias e ao cotidiano da comunidade. São 9 horas que os estudantes vivenciam na escola. A programação com atividades atrativas inclui o trabalho em territórios educativos como visitação e pesquisa em praças e museus e outros espaços culturais da cidade.

Reduzir o risco e a fragilidade de nossa crianças e jovens em momento de violência crescente e de perigo constante é mais do que oportuno; é uma alternativa das mais seguras.

A Educação é um instrumento viável, contundente e direto para transformar sonhos em realidade. Algo que precisa ser trabalhado incansavelmente a fim de descobrir espaços para que surjam novas escolas bem equipadas e estruturadas para atender à uma clientela carente de atenção, direcionamento e oportunidades reais.

Acreditamos, assim como poucos abnegados, de que Educação não pode ser utilizada como alegoria eleitoral e política. Deve ser tratada como um meio preciso para acertarmos o alvo que é modificar o rumo de uma Nação.

A Educação integral se diferencia das outras modalidades por estabelecer uma relação estreita com os estudantes que passam a respirar vontade de aprender cada vez mais. Não podemos perder o ritmo. Uma das metas mais desafiadoras é desvendar os caminhos para estender em 2014 e nos anos seguintes o planejamento iniciado cautelosamente alguns anos atrás, em Salvador.

Pensamos as primeiras escolas em tempo integral do ensino fundamental da rede pública. Algumas surgiram como piloto e mais tarde se incorporaram. Antes, os CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) despertaram o interesse pela ampliação. Depois, começaram a surgir escolas do Ensino Fundamental. O ideal seria que ao entrar na creche a criança e os pais já enxergassem como certa uma vaga na escola para que no mínimo 8 anos fossem cursados no formato integral. Meninos e meninas estariam longe dos perigos externos e teriam capacidade aumentada de desejar um futuro promissor regado a educação e perspectivas.

Antes de iniciar o ano letivo acontece a Jornada Pedagógica da Rede Municipal que reúne docentes, coordenadores e gestores para uma conversa sobre o que pode ser aperfeiçoado a cada ano. A temática agora é “Tempo Integral, Integrado e Sustentabilidade” que tem a missão de incorporar novas ideias a conceitos que já estão fazendo muito bem a Salvador.

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