23 novembro 2024
Numa guinada pragmática como nunca se viu no campo municipal, o PT de Salvador deve confirmar amanhã o ingresso do vereador Alcindo da Anunciação na agremiação. A filiação de Alcindo, que pediu desfiliação hoje do PSL, faz parte da estratégia do grupo ligado ao deputado federal Nelson Pelegrino (PT) para dotar sua candidatura à Prefeitura de Salvador de mais apoio e, portanto, mais competitividade.
A decisão do partido de filiá-lo também foi polêmica e só teria sido vencida hoje pela tarde, levando a que seus segmentos radicais, moderados e “pragmáticos” entrassem em choque na agremiação. O processo será sacramento amanhã pela manhã durante uma reunião da executiva municipal do partido, presidida pela vereadora Marta Rodrigues, do grupo de Pelegrino, mas, ao que se sabe, oponente radical da filiação.
O martelo pelo ingresso de Alcindo teria sido batido depois que ele foi visto hoje à tarde nos corredores da Assembleia Legislativa com o vereador petista Henrique Carballal, que tem atuado como articulador da candidatura de Pelegrino principalmente junto aos vereadores e candidatos à Câmara Municipal. Carballal tem se reunido pelo menos uma vez por semana com vereadores e Pelegrino para discutir a candidatura do PT.
Além de garantir o apoio de setores conservadores ao candidato petista, a filiação de Alcindo é considerada um golpe mortal nas pretensões do deputado federal Marcos Medrado de se lançar candidato a prefeito de Salvador a fim de negociar sua adesão mais adiante ao próprio petista ou a outra candidatura. Na prática, pode ser vista ainda como uma espécie de pré-adesão de Medrado à candidatura de Pelegrino.
Amigos pessoais, Alcindo e Medrado dividem a ancoragem de um programa diário na rádio de propriedade do deputado federal em Salvador todas as manhãs, o que não deve mudar, segundo informou ao Política Livre jornalistas que trabalham na emissora.