Foto: Invepar
Projeto do metrô apresentado pela Invepar 13 de abril de 2012 | 11:32

EXCLUSIVO: Comissão de Mobilidade faz ajustes no projeto da linha 2 do metrô

exclusivas

A Comissão de Mobilidade, que une representantes do governo do Estado, da União e das Prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas, fez ajustes no projeto sugerido pelo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), repassadas a este Política Livre, a linha 2 do metrô sairá da Avenida Bonocô, se ligando lá à linha 1, passará pelo Iguatemi e chegará a Lauro de Freitas, na via alternativa e beira rio. É a via que começa no Pastel do Carioca e vem margeando a Base Aérea até o centro de Lauro de Freitas. Na avenida Paralela, o metrô deverá passar por cima dos espelhos d’água, tendo mais um em Lauro de Freitas, em Ipitanga.

Sobre os postos de gasolina, localizados neste trajeto, a Sedur afirmou que será um assunto a ser definido com o projeto técnico que será elaborado após a licitação. A assessoria disse ainda que os postos e os espelhos d’água não foram as razões para as mudanças de prazo da publicação do edital (o governo havia previsto, inicialmente, para dezembro ou janeiro). A data de início da obra e a previsão de conclusão ainda não foram definidos, só devendo ser conhecidos no lançamento do edital.

Segundo a diretora de mobilidade da Sedur, Ana Claúdia Nascimento, as alterações de data teriam sido definidas pela Comissão. Informações de bastidor dão conta, entretanto, que um dos motivos para o atraso foi a demora de assinatura do convênio que criou a Comissão. A Câmara de Vereadores de Salvador chegou a entrar na questão, autorizando o convênio, na mesma votação da Lei de Ordenamento e Uso do Solo (LOUOS), depois de troca de críticas entre vereadores, Prefeitura e Governo do Estado. A expectativa do Governo do Estado, conforme declarações do governador Jaques Wagner (PT), é que a licitação saia em maio.

Thiago Ferreira
Comentários