Foto: Divulgação
Nilson Castelo Branco, Humberto Martins, Marcelo Nilo, Mauro Marques e Saraiva: festa no Legislativo para o Judiciário 12 de dezembro de 2014 | 19:20

Dia de homenagens ao Judiciário na Assembleia

bahia

A Assembleia Legislativa concedeu, em sessão especial realizada na na manhã de sexta-feira, dia 12, os títulos de Cidadão Baiano aos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins e Mauro Marques, e ao presidente da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), José Saraiva. Na sessão especial, o desembargador Nilson Castelo Branco também foi homenageado com a Comenda 2 de Julho, a mais alta condecoração do Poder Legislativo.

As honrarias, propostas pelos deputados Adolfo Viana (PSDB) e Elmar Nascimento (DEM), foram entregues em sessão solene comandada pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT). “A conduta ética desses magistrados, reconhecida aqui publicamente, oferece à sociedade a convicção da manutenção da ordem institucional e sobram razões para que a Assembleia Legislativa confira a eles essas homenagens”, afirmou Marcelo Nilo, em discurso no final do evento. “Hoje é um dia muito especial, pois consolidamos a independência do Poder Legislativo e a harmonia com o Judiciário”, acrescentou o presidente da Assembleia.

Para Adolfo Viana, é mais do que justa e necessária a concessão das honrarias pela Assembleia Legislativa, que reconhece dois ilustres ministros como cidadãos baianos, e concede a maior medalha do Estado a um desembargador que tanto contribui para a justiça da Bahia. “Esta Casa homenageia com a cidadania baiana, através de proposição de minha autoria, o advogado José Saraiva, que muita honra o mundo jurídico e é uma eterna referência aos estudantes e operadores do Direito em todo país”, afirmou o deputado.

Já para o líder da oposição, Elmar Nascimento, “conceder as homenagens é reconhecer a magnitude das ações de cada um dos homenageados, das posturas deles como homens públicos e comprometidos com a justiça”. O parlamentar ressaltou ainda a importância do judiciário brasileiro e baiano, em especial, e a relevante contribuição de cada um dos homenageados. As principais autoridades do Poder Judiciário estiveram presentes na sessão especial, que teve a participação também de dezenas de parlamentares e também de representantes do Pode Executivo.

Comentários