Luiz Caetano e Carballal no camarote do Nana, no Carnaval: perigo iminente, na avaliação de petistas 20 de fevereiro de 2015 | 17:17

Depois de levar J. Carlos, ACM Neto tenta atrair Caetano

exclusivas

Depois de ter obtido a adesão do ex-deputado J. Carlos, um quadro histórico do petismo baiano, o prefeito ACM Neto (DEM) lançou uma ofensiva para atrair também para o seu grupo o deputado federal eleito do PT Luiz Caetano. O trunfo utilizado para puxar o ex-prefeito de Camaçari é o mesmo usado no caso de J. Carlos: o forte descontentamento dos petistas com o governo recém-eleito de Rui Costa, acusado por assessores de ambos de não lhes dar a menor atenção.

Neto seria auxiliado na tarefa de atrair Caetano pelo vereador Henrique Carballal, que passou a se movimentar como um autêntico membro do grupo do prefeito desde que começou a ser ameaçado de expulsão do PT, e foi o artífice da aproximação do gestor municipal com J. Carlos, o que resultou na primeira baixa no PT baiano em décadas. Para turbinar a sedução a Caetano, Neto estaria oferecendo ao deputado a primazia da disputa pela Prefeitura de Camaçari em seu grupo.

O desejo de voltar a Camaçari em 2016 foi o pivô do rompimento de Caetano com o atual prefeito, o também petista Ademar Delgado, que conseguiu obter total apoio do governador Rui Costa para disputar a reeleição. O apoio a Caetano em Camaçari, que tiraria de tempo a candidatura à Prefeitura do vereador Elinaldo, representante do DEM na cidade, se revestiria também de um sabor especial para o prefeito de Salvador.

Camaçari é o sonho de consumo de Maurício Bacelar, irmão do deputado federal João Carlos Bacelar, controlador estadual do PTN, partido que rompeu no princípio do ano com o prefeito de Salvador e aderiu ao governo estadual. Depois de se aliançar com o ex-prefeito José Tude, de quem incorporou o sobrenome na campanha passada, Maurício quase ganha a disputa de Ademar. A falta de empenho de Neto por Maurício é colocada na conta das divergências que resultaram no rompimento com Neto agora.

“Se Neto conseguir trazer Caetano, será mais um golpe no PTN, porque, ao contrário de Maurício, o petista terá todo o apoio nosso para disputar a Prefeitura”, afirma ao Política Livre um político próximo do prefeito de Salvador, referindo-se às várias ações que Neto tem empreendido no sentido de retaliar os Bacelar, as quais passam, inclusive, pela reatração de vereadores da legenda que também haviam migrado para a base do governo estadual.

O movimento de Neto em relação a Caetano é acompanhado de perto no PT e no governo, onde o sinal de alerta sobre os passos do ex-prefeito de Camaçari foi ligado neste Carnaval depois que apareceram fotos suas ao lado de Carballal, considerado persona non grata no petismo governista depois da operação que montou para levar J. Carlos para os braços do prefeito. Uma foto de um assessor antigo de Caetano com o prefeito de Salvador também alimentou os rumores de aproximação entre ambos.

Comentários