02 de março de 2015 | 07:15

É claro que não foi FHC, por Raul Monteiro

exclusivas

Seu filho vai mal na escola? A culpa é de FHC. E o cachorro do vizinho late à noite, incomodando todo o bairro? Claro que a culpa é de FHC. O síndico do seu prédio é um inepto, não dá a mínima para a limpeza da área comum do condomínio. De quem é a culpa? De FHC. FHC é o culpado pelo retorno da inflação, a roubalheira desenfreada na Petrobras, as demissões que começam a pipocar no país, inclusive na Bahia, enfim, a crise econômica provocada pelo governo incompetente de Dilma Rousseff (PT).

Na tentativa de encobrir sua ineficiência e a evidente perda de comando sobre o país, a presidente acabou dando gás à criação de um meme, um conceito que se espalha pela internet, o “Foi FHC”, revelador também do início da falência de um modelo de comunicação iniciado pelo seu criador, Lula, baseado na mitificação, na mais deslavada mentira e no princípio corriqueiro de pessoas sem princípio segundo o qual o outro é sempre o culpado pelos erros que perpetram.

Com uma cara de pau equivalente apenas à dele, seu mentor, Dilma começou a nova fase de acusações destinadas a tentar livrar-se de responsabilidades atribuindo a FHC a culpa pelo descalabro em que se transformou a crise do petrolão que concorre, entre outras, para dizimar seu governo. Provavelmente por sugestão de algum gênio que a acompanha, a presidente – não que ela não seja capaz de produção intelectual própria – disse que o esquema corrupto que vem dilapidando a Petrobras só existiu porque FHC não tomou providências em seu governo.

Ora, ora, é como se, depois de FHC, não tivessem administrado o país, por oito anos, o próprio Lula, que manteve a Petrobras sob o seu jugo por meio da indicação de homens de sua estrita confiança para o comando da companhia, e a própria Dilma, que caminha para o seu quinto ano como presidente da nação, inicialmente mantendo os apaniguados de Lula no controle da estatal e depois substituindo-os por outros de seu próprio círculo. Mas onde estiveram Lula e ela, que não fizeram nada para conter a roubalheira em 13 anos de condomínio político?

Pouco importa que ao afrontar ou distorcer fatos Lula e Dilma se dirijam exclusivamente às classes que, sem se ater à veracidade do que dizem, segundo eles, continuam a lhes dar votos, virando as costas para os críticos que têm informação e pensam por conta própria, os quais já mostraram que não estão em tão pouco número assim. Finalmente, o artifício lulista-goebbeliano chegou ao limite da saturação, como mostra o meme “Foi FHC”. Até porque o aumento da energia, dos combustíveis, de serviços e produtos nas prateleiras, além das demissões, está chegando para todos, quebrando a longevidade desse engodo nacional.

* Artigo publicado originalmente na Tribuna da Bahia

Raul Monteiro*
Comentários