Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Sobre os valores que serão destinados a cada cidade, Leão não soube precisar 14 de outubro de 2019 | 15:18

Leão diz esperar que mancha de óleo com mais de 21 km² seja ‘fake news’

bahia

O governador da Bahia em exercício, João Leão (PP), afirmou, nesta segunda-feira (14), esperar que a informação de que uma nova mancha de 21,6 km² que estaria seguindo em direção à costa da Bahia, divulgada por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), seja ‘fake news’. A declaração foi dada antes de assinar o decreto de situação de emergência para liberação de recursos para os municípios atingidos por manchas de óleo no litoral baiano. Após a coletiva de imprensa no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, o presidente estadual do PP também assinou outros dois documentos: um de recebimento de ajuda da sociedade civil e o segundo solicitando apoio do governo federal.

“Nós estamos desmitificando algumas ações que estão sendo feitas, como por exemplo, a informação de que a mancha de 21 quilômetros de extensão ainda não foi encontrada e esperamos que seja ‘fake news’, pois seria um grande problema, uma verdadeira catástrofe para nossas praias”, disse à imprensa, ao reafirmar que ao todo 157 municípios no Nordeste foram atingidos e oito na Bahia: Jandaíra, Conde, Esplanada, Mata de São João, Camaçari, Entre Rios, Lauro de Freitas e Salvador.

Ao todo, conforme o governador em exercício, 35 toneladas de óleo foram retiradas do litoral baiano, que serão estocados em contêineres. “Para só depois definirmos o que faremos com esse petróleo”. Sobre os valores que serão destinados a cada cidade, Leão não soube precisar. “Depende da demanda de cada município. Salvador, por exemplo, deve receber mais pela extensão da sua orla

Questionado pelo Política Livre se a abertura do diálogo com o governo federal e prefeitura de Salvador, opositores do governo baiano, poderia ser atribuído à Santa Dulce dos Pobres, João Leão disse que sim em tom de brincadeira.  “Já podemos considerar uma intercessão da Santa Dulce, mas estamos dialogando, por exemplo, diretamente com a administração de Salvador e tem sido muito bom. Não houve debate direto com o prefeito [ACM Neto] porque ele está viajando, mas com sua equipe tem sido nota 10”, frisou, arrematando também que nesta terça (15) levará todos os decretos à Brasília para serem assinados. “Bem como, buscarei firmar parcerias com a Petrobras e a Marinha”, concluiu.

Raiane Veríssimo e Fernanda Chagas
Comentários