Foto: Miguel Ângelo/CNI
O governo dos EUA é protecionista com Brasil desde 1970 04 de novembro de 2020 | 07:37

Governo dos EUA é protecionista com Brasil desde 1970, dizem pesquisadores

economia

O Brasil perdeu importância estratégica para os Estados Unidos desde os anos 1970, quando os americanos passaram a adotar uma política mais protecionista em relação a produtos agrícolas e manufaturados exportados pelos brasileiros.

A postura não mudou muito ao longo dessas cinco décadas, fosse republicano ou democrata o ocupante da Casa Branca. Eventuais avanços em favor do Brasil vieram da habilidade para negociar do Itamaraty e do Palácio do Planalto. A eleição atual pode ser histórica em muitos aspectos, mas dificilmente vai mexer nessa balança.

A análise é de quem acompanha as relações comerciais entre os dois países. Olhando para frente, cresce o papel do Brasil.

A permanência de Donald Trump seria um pouco da repetição do que se viu nos últimos anos. Uma vitória de Joe Biden, por sua vez, até tem potencial para mudar o cenário para melhor, ampliando as relações comerciais entre Brasil e EUA –mas apenas se governo brasileiro adotar uma política externa mais pragmática e alinhada em questões como meio ambiente e comércio exterior.

O professor Felipe Pereira Loureiro, do Núcleo de Estudos em Política e Economia Internacional da USP, afirma que, em um possível governo Biden, duas questões que podem afetar as relações comerciais entre os dois países são a ambiental e a guerra comercial com a China.

Folha de S.Paulo
Comentários