Foto: Divulgação/AL-BA/Arquivo
O legislador destaca que o município, localizado a 509 km da capital baiana, possui população estimada pelo IBGE (2021) em 343.643 habitantes 11 de fevereiro de 2022 | 07:07

Josafá pede construção de um Hospital Pediátrico em Vitória da Conquista

interior

O deputado Josafá Marinho (Patriota) defende a construção de um Hospital Pediátrico em Vitória da Conquista, na Região Sudoeste, e com esta finalidade registrou uma indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia, destinada ao governador Rui Costa. O legislador destaca que o município, localizado a 509 km da capital baiana, possui população estimada pelo IBGE (2021) em 343.643 habitantes, tratando-se de uma área em crescente ascensão, tendo como cidades limítrofes Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Cândido Sales, Encruzilhada, Itambé, Planalto e Ribeirão do Largo.

Josafá considera que no âmbito da Saúde, apesar dos avanços, “percebe-se a premente necessidade de construção de um hospital pediátrico, a fim de estruturar e aperfeiçoar o atendimento desse público-alvo, garantindo a prestação de serviços céleres, adequados e que atendam de modo efetivo às metas de universalidade, igualdade e descentralização do acesso à saúde”.

O deputado está convencido de que a fragilidade do modelo atual faz com que muitas famílias procurem os serviços de urgência mais próximos, sendo esses espaços marcados por aglomeração de pacientes, gerando uma pressão temporal que irá repercutir diretamente sobre a qualidade do atendimento pediátrico. Nessa linha, propõe o legislador, a eficiência do atendimento pode ser maximizada com a viabilização do pleito aqui realizado, tendo em vista que seria possível o desenvolvimento de processos específicos e inerentes à realidade pediátrica, com o cadenciamento adequado dos atendimentos.

Ele frisa ainda que a atual crise de saúde pública ratifica a urgência da criação do Hospital Pediátrico em Vitória da Conquista, afinal, a superlotação nas UTIs pediátricas existentes indica uma sobrecarga do sistema, repercutindo em filas de espera para internação. Ele salienta que isso foi constatado por meio do contato com profissionais da área de saúde em momento prévio à realização da presente proposição.

Josafá Marinho reconhece a atuação do Estado da Bahia em prol da saúde, mas entende que é necessário garantir à população infantil, de modo prioritário, o acesso a esse direito fundamental, como bem determina a Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente): “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. O parlamentar do Patriota considera “a urgente necessidade de melhorias no atendimento pediátrico, fica requerida a criação do referido hospital, garantindo assim o funcionamento adequado do sistema de saúde, que certamente é um dos atores principais do país na proteção dos direitos básicos da população”.

Comentários