Foto: Divulgação
Ex-unidade psiquiátrica de Vitória da Conquista foi transformada em referência ortopédica para o Sudoeste baiano 18 de março de 2022 | 18:05

Fábio Vilas-Boas agradece parceria com Rui Costa e lembra desafios para reformar Hospital Afrânio Peixoto

interior

Fábio Vilas-Boas esteve em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (18), junto ao governador Rui Costa, para a inauguração de duas unidades de saúde. Entre elas o Hospital Afrânio Peixoto, totalmente reformulado e transformado numa referência em cirurgias ortopédicas para a região Sudoeste.

Pré-candidato a deputado federal, Vilas-Boas agradeceu a Rui Costa pelo reconhecimento. A dupla foi quem idealizou, projetou e iniciou as obras durante a gestão do ex-secretário na saúde. “Quero saudar o ex-secretário da saúde, Fábio Vilas-Boas, pelo seu trabalho. Foi ele quem começou a pensar, planejar e coordenar esses investimentos que nós inauguramos. Fábio, te agradeço por toda a ajuda”, disse Rui Costa em discurso na inauguração.

“A satisfação é enorme de ver que esse trabalho, que iniciamos lá atrás, segue rendendo frutos para a população. Regionalizar a saúde da Bahia foi um compromisso firmado por Rui Costa em 2015, quando assumiu o governo. E hoje vemos como a saúde do Sudoeste está cada vez mais resolutiva e independente de Salvador”, disse Vilas-Boas.

O ex-secretário lembrou dos desafios para a requalificação do Afrânio Peixoto: “Foi uma obra de muita coragem de Rui Costa, pois se tratava de um hospital psiquiátrico que já não atendia às demandas modernas desse tipo de tratamento. O governador agiu com firmeza, interditou o espaço e o requalificou, trazendo uma nova especialidade para a região”.

“Agora, o Sudoeste baiano tem um centro com o melhor da tecnologia para realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade, sobretudo de traumas. Isso desafogará a demanda do Hospital de Base e salvará muitas vidas, pois o atendimento de toda a região será realizado neste hospital”, explicou o ex-secretário da saúde.

São 80 leitos inaugurados no Afrânio Peixoto, que inicialmente participarão de um mutirão de cirurgias eletivas. Além destes, foram inaugurados mais 48 leitos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), outra obra iniciada na gestão de Vilas-Boas. A ampliação será destinada para cirurgias e procedimentos vasculares.

Comentários