Foto: Divulgação
Solenidade aconteceu na última terça-feira 26 de janeiro de 2023 | 17:30

Advogados baianos são homenageados com a Medalha dos 80 Anos da Justiça do Trabalho

O TRT da 5ª Região (TRT-5) sediou na última terça-feira (24) a solenidade de entrega da Medalha Comemorativa dos 80 Anos da Justiça do Trabalho aos advogados Antônio Menezes do Nascimento Filho, Carlos Alberto Oliveira de Carvalho, Joaquim Arthur Pedreira Franco de Castro e Madga Esmeralda de Barros Teixeira de Almeida. De iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do ministro do TST Cláudio Brandão e da presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, a homenagem celebra os 80 anos da Justiça do Trabalho e a relevante atuação dos advogados em prol da Justiça do Trabalho.

Além do ministro Cláudio Brandão e da presidente Débora Machado, compuseram a mesa alta da solenidade o ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro; o procurador Maurício Brito, representando o procurador-chefe do Ministério do Trabalho da Bahia (MPT-BA), Luís Carneiro Filho; a juíza Manuela Hermes, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5); a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges; e o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Rodrigo Olivieri.

“Essas medalhas têm uma simbologia que representa os 80 anos de história da Justiça do Trabalho”, afirmou o ministro Cláudio Brandão, destacando que “a homenagem é um reconhecimento a todos que foram deixando tijolos na construção dessa história cheia de vidas, que pulsam hoje, pulsaram ontem e certamente pulsarão no amanhã”. Já o ministro Alberto Balazeiro destacou que a solenidade revelou não só a importância da advocacia, mas também da Justiça do Trabalho. “São advogados que sempre referenciei e com quem convivi em diversos momentos da minha vida”, comentou.

A presidente do TRT-5 acrescentou que a entrega das insígnias reafirma o respeito que a Justiça do Trabalho tem por toda a advocacia. “Essa homenagem comemora uma história de luta, que é a história da existência da Justiça do Trabalho, de um ramo do Poder Judiciário que sofre e sofreu ataques desde sempre”, disse. Ela ressaltou que o Brasil precisa de um Judiciário trabalhista forte, capaz de equilibrar os interesses antagônicos entre capital e trabalho, com vistas ao progresso da sociedade. Por sua vez, a presidente da OAB-BA falou da sua alegria em presenciar a iniciativa de um ministro do TST em homenagear a advocacia nas pessoas de grandes nomes que inspiram toda categoria. Os advogados agraciados também destacaram o simbolismo da homenagem pelo reconhecimento da advocacia, especialmente dos que militam na Justiça do Trabalho.

Comentários