Foto: Leonardo Rates | Divulgação
Secretária estadual de Saúde, Roberta Santana 30 de janeiro de 2023 | 13:42

Secretária estadual da Saúde critica atuação de Colbert Martins em Feira de Santana

exclusivas

“É lamentável que o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, continue dedicando seu tempo a criticar o governo do Estado, ao invés de cuidar da saúde do seu município”. A declaração foi dada pela secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, nesta segunda-feira (30), após divulgação de dados sobre o percentual de vacinação na cidade.

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações aponta que Feira de Santana possui coberturas vacinais abaixo de 50% no que tange a BCG (43,70%), Hepatite B (47,74%) e Febre Amarela (41,83%).

A nota enviada pela secretária, através da assessoria de comunicação, ainda critica a “ausência de ações de busca ativa do público-alvo, sobretudo, crianças, bem como a ineficácia das ações de sensibilização por parte da Prefeitura de Feira de Santana”, e que esta postura reflete na baixa cobertura vacinal nos imunizantes contra o Rotavírus Humano (54,36%), Pentavalente (56,13%), Meningococo C (56,13%), Tríplice Viral (55,59%) e Poliomielite (55,57%). Além disso, mais de 200 mil pessoas com mais de 12 anos estão com doses em atraso contra a Covid-19, de acordo com a Sesab.

“A poliomielite, por exemplo, foi erradicada do Brasil há 33 anos e pode se espalhar rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal inadequada. A doença não é tratável, mas é totalmente evitável por vacinação. Aumentar a cobertura de vacinação é essencial para manter Feira de Santana, a Bahia e o Brasil livres da pólio”, afirma o comunidado.

A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, alerta que “quando temos uma diminuição das coberturas vacinais, a gente aumenta o número de pessoas vulneráveis ao adoecimento. E o risco é muito maior de ter o reaparecimento de doenças que são muito bem controladas e eliminadas com a vacinação”, salientou.

Política Livre
Comentários