Foto: Divulgação
O vereador Kiki Bispo 01 de fevereiro de 2023 | 12:27

Câmara Municipal de Salvador define comando das comissões na segunda (06) e base do governo aposta em acordo

exclusivas

A eleição dos presidentes das 13 comissões permanentes da Câmara Municipal de Salvador deve acontecer na próxima segunda-feira (06), após a publicação, pelo presidente Carlos Muniz (PTB), da composição de cada colegiado.

A base do governo, composta por 31 vereadores, deve comandar a maioria das comissões, de acordo com a proporcionalidade. Entre elas, as duas mais importantes: a de Constituição e Justiça e a de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Além disso, a base do governo prioriza o comando das comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência, além da Procuradoria Parlamentar.

“Temos tido excelentes conversas com o presidente Carlos Muniz e não temos dúvida de que a proporcionalidade será respeitada. Tambem temos tido conversas com as lideranças partidárias para a definição dos nomes”, afirmou o líder do governo, vereador Kiko Bispo (União).

Como já havia antecipado este Política Livre em dezembro, o vereador Cláudio Tinoco (União) deve ser escolhido o presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Já Daniel Alves (PSDB) deve assumir o comando da de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Paulo Magalhães Júnior (União) será indicado por Muniz como procurador. Essas definições fizeram parte do acordo firmado por governo e oposição pelo fim dos questionamentos judiciais da posse de Carlos Muniz como presidente da Câmara.

No ano passado, durante o embate eleitoral, a base do governo acusou o então presidente da Casa, o atual vice-governador Geraldo Júnior (MDB), de não respeitar a proporcionalidade na escolha dos membros das comissões. O momento atual, entretanto, é de pacificação e de um novo diálogo entre Legislativo e Executivo.

Nesta quinta-feira (02), a Câmara reabre oficialmente os trabalhos com a leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis (União), marcada para as 9h. Nesta quarta (01), toma posse o vereador Toinho Carolino (Podemos), suplente se Emerson Penalva (PDT), que assume uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

Política Livre
Comentários