Foto: Divulgação
Maria Del Carmen convoca deputados para votação de pareceres dos candidatos ao TCM antes de sabatinas 28 de fevereiro de 2023 | 09:32

Maria Del Carmen convoca deputados para votação de pareceres dos candidatos ao TCM antes de sabatinas

exclusivas

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, deputada Maria Del Carmen (PT), convocou os membros do colegiado para a votação, na próxima segunda-feira (06), dos pareceres sobre as candidaturas da ex-primeira-dama Aline Peixoto e do ex-deputado estadual Tom Araújo (União) ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com isso, os oito integrantes titulares da comissão irão aprovar ou rejeitar a admissibilidade das candidaturas antes das sabatinas.

Antes do Carnaval, os membros do colegiado e os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União), haviam acordado que a votação do parecer ocorreria logo depois das sabatinas. A primeira a ser arguida por um grupo de dez parlamentares, cinco da maioria e cinco da minoria, é Aline, na próxima segunda-feira (06), mesmo dia em que Maria Del Carmen agendou para começar às 10h a sessão de votação dos pareceres. Já Tom Araújo tem sabatina agendada para a manhã de terça-feira (07).

Os relatores das candidaturas já emitiram pareceres favoráveis: Júnior Nascimento (União) referendou o nome de Tom, enquanto Ivana Bastos (PSD) aprovou o de Aline, como divulgou nesta segunda-feira (27) o Política Livre (clique aqui para ler). Caso os nomes dos dois postulantes passem pela CCJ, em votação secreta, a eleição deve ocorrer em plenário no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O escolhido ou escolhida precisa ter no mínimo 32 votos em plenário, em votação secreta, feita em cédulas de papel.

Política Livre
Comentários