Foto: Divulgação/Arquivo
Ex-deputado estadual Tom Araújo (União) 28 de fevereiro de 2023 | 13:30

Oposição traça estratégia visando sabatina de Aline Peixoto ao TCM; líder admite que eleição em plenário pode acontecer dia 7

exclusivas

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Alan Sanches (União), disse que a bancada irá se reunir na tarde desta terça-feira (28) para traçar estratégias visando as sabatinas dos candidatos à vaga aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As arguições da ex-primeira-dama Aline Peixoto, apoiada pela base governista, e do ex-deputado estadual Tom Araújo (União), postulante inscrito com o aval da minoria e de parte do bloco independente, acontecem na próxima segunda-feira (06), no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Aline, cuja candidatura tem sido criticada pela oposição e até pelo senador Jaques Wagner (PT), será, evidentemente, o “alvo” preferencial da oposição. “Hoje teremos uma reunião para definir os cinco nomes que irão arguir os dois candidatos e definir uma estratégia. Vamos focar na questão da qualificação técnica, ou falta de qualificação técnica, dos nomes”, afirmou Alan a este Política Livre.

Aline, que é enfermeira por formação, e Tom, que é pecuarista, serão sabatinados por dez parlamentares, sendo cinco do governo e cinco da oposição. Alan disse que o fato de a candidata apoiada pela base governista ser mulher não vai mudar o comportamento da minoria.

“Esse discurso de que a candidata é mulher, de que a candidatura dela está sendo questionada por isso, não vai colar, não vai sensibilizar a sociedade. O senador Jaques Wagner e os deputados da oposição não têm nada contra a figura de Aline, a quem respeitamos. Questionamos sim a questão da qualificação técnica para o cargo vitalício no TCM”, declarou.

Alan Sanches contou ainda que a votação em plenário para a escolha de quem irá ocupar a vaga aberta no TCM pode ser antecipada do dia 8 para o dia 7. “Como o depoimento de Tom foi antecipado do dia 7 pela manhã para a tarde do dia 6 é possível que o presidente da Casa (Adolfo Menezes, do PSD) possa antecipar também a data da eleição”. Antes, os nomes dos postulantes precisam ser aprovados na CCJ.

Comentários