Foto: Divulgação
Bruno Reis aposta que federação entre União Brasil e PP vai ser concretizada 07 de março de 2023 | 12:39

Apesar de entraves, Bruno Reis aposta que federação entre União Brasil e PP vai ser concretizada

exclusivas

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse nesta terça-feira (07) que estão avançadas as negociações em torno da formação de uma federação entre o partido dele, o União Brasil, e o PP. As conversas entre as lideranças nacionais das duas siglas já acontecem há algumas semanas e continuam ao longo do dia de hoje.

“A gente percebe que o sentimento majoritário, tanto no União quanto no PP, é que possa formalizar a federação. Acho que é muito importante para os dois partidos se fortalecerem e montarem uma bancada de mais de 100 deputados (federais), que possa ter uma independência e uma autonomia ainda maior no Parlamento, para se posicionar diante das matérias”, disse Bruno Reis em conversa com a imprensa após a assinatura da ordem de serviço para a implantação de um memorial dentro do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha.

O prefeito admitiu, no entanto, que existem entraves à formação da federação em alguns estados, a exemplo do Rio de Janeiro. O Avante, que inicialmente faria parte da federação, se retirou das negociações porque não abria mão de manter o controle da sigla no diretório de Minas Gerais.

Vale frisar que quando se forma uma federação, a exemplo da constituída pelo PT, PCdoB e PV, os partidos integrantes precisam atuar durante o prazo mínimo de quatro anos como uma única legenda, inclusive na Câmara Federal e nos acordos e definições de candidaturas nas eleições, bem como na divisão do fundo partidário.

Ao tentar costurar um acordo nesse sentido, União Brasil e PP buscam se tornar a maior bancada na Câmara Federal, com 108 parlamentares, ter mais força política para negociar com o governo federal e obter o controle das principais comissões na Casa.

Nos estados, a tendência é que o comando da federação fique com o partido que tiver mais deputados federais. No caso da Bahia, caberia ao grupo do ex-prefieto ACM Neto essa liderança.

Política Livre
Comentários