Foto: Divulgação
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia 09 de março de 2023 | 11:43

Depois de demonstrar fidelidade ao governo em aprovação de Aline ao TCM, PP negocia novos espaços

exclusivas

A bancada do PP na Assembleia Legislativa da Bahia demonstrou fidelidade total ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na eleição da ex-primeira-dama Aline Peixoto para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Todos os seis deputados estaduais da sigla garantiram o voto na esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Alguns ainda fizeram postagem nas redes sociais parabenizando a vencedora, com Nelson Leal. Passada a disputa pela vaga na corte, os pepistas agora seguem com as tratativas com o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), e o próprio governador para a ocupação de espaços na gestão.

Duas diretorias do Detran já foram entregues a parlamentares da sigla: a de Veículos e a de Habitação. A primeira foi preenchida por Fabrício Araújo, indicado pelo líder do PP na Assembleia, Niltinho, de quem o novo dirigente foi assessor parlamentar. A segunda ficou a cargo de Max Passos, ex-vice-prefeito de Cruz das Almas e nome ligado ao deputado estadual Eduardo Salles.

Outras nomeações em cargos menores de nomes que haviam sido exonerados quando o PP rompeu com o PT para apoiar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) nas eleições de 2022 também começaram a sair no Diário Oficial do Estado. O governo só deu uma diretriz aos pepistas: não querem na máquina pública pessoas próximas ao grupo do atual deputado federal João Leão (PP), que foi vice-governador e continua ao lado de ACM Neto. Leão vai, inclusive, deixar a presidência estadual do PP em abril e o PT espera que o substituto seja o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que é próximo do presidente Lula.

Segundo apurou o Política Livre, o Detran deve ser o órgão que irá abrigar a maior parte das indicações pepistas, inclusive dos outros quatro deputados estaduais: Nelson Leal, Antonino Henrique Júnior, Felipe Duarte e Hassan Iossef.

Além de compor a base do governo, os pepistas têm participado ativamente de atividades do governo, inclusive ao lado de Jerônimo. Hassan, por exemplo, acompanhou o governador durante uma vistoria nas obras do Tramo III do metrô de Salvador, no último final de semana. Ele é ligado ao prefeito de Jequié, Zé Coca (PP), um dos principais apoiadores de ACM Neto no pleito do ano passado.

Política Livre
Comentários