Foto: Divulgação
A solenidade de início foi realizada na quarta-feira (24), no plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no edifício-sede do Judiciário estadual. 25 de maio de 2023 | 16:31

91º Encoge promove debates práticos sobre a atuação do judiciário em demandas sociais

Com a intenção de debater a necessidade do Judiciário promover iniciativas de questões voltadas para o cidadão e a garantia dos direitos básicos, o 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENGOGE) promove, até sexta-feira (26), discussões práticas sobre demandas sociais.

Realizado na cidade de Porto Alegre (RS), o evento é presidido pelo corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que é presidente do Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE).

“Os desafios que são postos diariamente ganham contornos mais suaves quando debatidos coletivamente, com o estudo aprofundado das questões envolvendo o Judiciário. Todos nós temos a sensação de felicidade ao contribuirmos para a melhoria de vida da sociedade e tenho certeza de que com mais este encontro sairemos munidos de instrumentos para aperfeiçoamento dos serviços prestados aos cidadãos”, destacou o desembargador Rotondano.

Com o tema “As Corregedorias Gerais da Justiça e as demandas sociais estratégicas”, o encontro tem como anfitrião o desembargador Giovanni Conti, corregedor-geral da Justiça do Rio Grande do Sul. A solenidade de início foi realizada na quarta-feira (24), no plenário ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no edifício-sede do Judiciário estadual.

A palestra que abriu os trabalhos do 91º Encoge ficou a cargo do corregedor Nacional da Justiça, Ministro Luís Felipe Salomão. Ele falou sobre o papel do Judiciário no mundo contemporâneo em diversos países, citando temas relevantes como o combate ao racismo.

“Estamos todos unidos para prestar os melhores serviços à sociedade, trocando impressões e identificando soluções para questões estratégicas do Judiciário, compreendendo o tamanho dos nossos desafios para que possamos avaliar os problemas que temos”, pontou o ministro.

Hoje (25) e amanhã (26) as reuniões dos corregedores serão realizadas no Salão Mercosul do Hotel Hilton Porto Alegre.

A primeira noite do evento foi marcada também pela entrega da medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antonio Erpen, criada em 2010 pelo Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil.

A honraria visa agraciar autoridades públicas e privadas que tenham contribuído para o fortalecimento, aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional, bem como a favor da causa da justiça. A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, foi a primeira agraciada com a homenagem.

Cabe salientar que, ainda durante o Encoge, acontece também a 3ª Reunião do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais da Justiça. O evento teve como foco debater cidadania e transformação social por meio da regularização fundiária.

Comentários