Foto: Reprodução
Vice-governador Geraldo Júnior 09 de maio de 2023 | 12:20

‘Eu acho que Rui (Costa) não vai mais cometer equívocos na política de Salvador’, diz Geraldo Jr. sobre sucessão municipal

exclusivas

Ao defender hoje uma chapa competitiva para disputar as eleições municipais do ano que vem em Salvador, o vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB), praticamente responsabilizou o ministro chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), pelas derrotas do grupo em disputas recentes pela Prefeitura da capital.

Ele respondia a uma pergunta do apresentador Mário Kertész sobre quem seria o candidato a prefeito de Rui, quando fez o comentário, o primeiro de um membro do grupo político liderado pelo PT no Estado responsabilizando abertamente o ex-governador baiano por derrotas sofridas pelo time governista em eleições em Salvador.

Durante a entrevista, Kertész perguntou diretamente a Geraldo Jr. sobre se um dos nomes da preferência de Rui para concorrer agora, contra o prefeito Bruno Reis (União Brasil), seria o do presidente da Conder, o ex-vereador de Salvador José Trindade (PSB).

Em tom de ironia, Geraldo Jr. respondeu – O Zé Trindade? É um bom nome para concorrer contra (o ex-prefeito) ACM Neto e Bruno Reis. É um bom nome. O dono da rádio Metrópole então retrucou: – (Trindade) conhece a cidade assim? Ouviu como resposta: – Eu acredito que sim. (Trindade) Foi vereador de Salvador.

– Dizem que ele seria o candidato de Rui Costa, você acha? Por que dizem isso?, prosseguiu Kertész, aumentando a provocação, quando Geraldo Jr. atalhou: – Eu acho que Rui não vai mais cometer equívocos na política de Salvador.
E repetiu, enfatizando: – Eu acho que o ministro Rui não vai mais cometer equívocos na política de salvador.

Depois de, respondendo a outra pergunta de Mário Kertész, sobre se Rui já teria desencarnado do papel de governador, afirmar que sim e que o ministro está dedicado à política nacional, o vice voltou a exortar Rui a não “correr riscos” na política municipal, dessa vez referindo-se ao impacto de eventuais más escolhas em 2026.

– Eu acredito que o ministro Rui Costa (PT) não vai correr mais riscos em Salvador. Correr riscos em Salvador e nos grandes centros significa ameaçar as eleições em 2026, afirmou Geraldo Jr, numa alusão ao ano em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) vai disputar a reeleição.

O vice-governador não chegou a dizer a quem se referia quando falou nos supostos equívocos de Rui, mas petistas não demoraram a achar que estava referindo-se à derrota da Major Denice Santiago, em 2018, candidata filiada ao PT e tirada do bolso do colete pelo ministro que foi derrotada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Quatros anos antes, o PT não lançou candidatura, a qual foi assumida, no grupo, pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), por sua vez, derrotada por ACM Neto (DEM), que se reelegeu. Geraldo Jr. tenta se viabilizar como candidato a prefeito do MDB no grupo governista.

Há sinais, no entanto, de que enfrenta resistências não só no PT como no próprio partido, o MDB, onde a disposição do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ex-deputado Lúcio Vieira Lima é a de não criar problemas para o lançamento da candidatura do PT.

Este seria um dos motivos porque tem buscado se aproximar do senador Jaques Wagner, além de passar a ideia de que priva de sua intimidade. Recentemente, deu declarações dizendo que um deveria frequentar mais a casa do outro, em referência a um final de semana em que o petista almoçou com a família em sua casa de praia, em Guarajuba.

Veja abaixo o trecho da entrevista:

Política Livre
Comentários