Foto: Divulgação
Jerônimo diz aos deputados estaduais que será mais rigoroso na aprovação de indicações para cargos do interior na saúde e na educação 03 de maio de 2023 | 11:15

Jerônimo diz aos deputados estaduais que será mais rigoroso na aprovação de indicações para cargos do interior na saúde e na educação

exclusivas

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pediu aos deputados estaduais a adoção de critérios mais rigorosos nas indicações para o preenchimento de cargos regionais e municipais no interior. Ao lado de secretários, o petista se reuniu com toda a bancada da base aliada durante três horas, em um café na manhã desta quarta-feira (03), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia.

Segundo parlamentares ouvidos pelo Política Livre presentes na reunião, que teve como objetivo principal apresentar o projeto de lei de reajuste do funcionalismo público, a ser encaminhado ainda esta semana à Assembleia Legislativa, bem como escutar os aliados, Jerônimo demonstrou preocupação em ter pessoas qualificadas nas duas áreas.

“Os deputados estaduais poderão fazer indicações de pessoas técnicas, com currículo, para colaborar com o governo nesses espaços do interior. O governador disse que vai analisar especialmente as qualificações nas áreas da educação e da saúde, que representam uma boa parcela dos espaços”, disse o deputado José Raimundo (PT) ao site.

Como já havia antecipado o Política Livre (clique aqui para ler), o critério para a distribuição de cargos regionais e municipais no interior vai levar em conta, respectivamente, a votação proporcional dos partidos da base e a dos deputados estaduais eleitos aliados de primeira hora. Quem teve mais votos tem, em tese, direito as melhores escolhas.

Será dada prioridade aos aliados de primeira hora, que estão com Jerônimo desde o primeiro turno do pleito de 2022. Os que aderiram à base do Executivo no “terceiro turno,” termo utilizado pelo petista na reunião, serão contemplados, teoricamente, em menor escala, numa cota pessoal do governador, em negociações individuais intermediadas pelo secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, que participou do café.

Os adesistas que tiveram, em 2022, o apoio de prefeitos que estão com Jerônimo desde o primeiro turno, independentemente do partido do gestor municipal, encontrarão, também em tese, mais facilidade em ocupar espaços do governo no interior do que aqueles que não vivenciam essa condição.

“O governador disse que esses critérios ainda serão aprovados amanhã (04) na reunião do conselho político com os presidentes de partidos da base. Mas ele antecipou que serão praticamente os mesmos adotados na gestão anterior, do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), priorizando os aliados de primeira hora. Os espaços regionais levam em conta a proporção da votação dos partidos e os municipais a votação dos eleitos da base na Assembleia, ficando de fora dessa conta os federais”, afirmou o deputado Alex da Piatã (PSD).

A expectativa é que as nomeações dos cargos no interior comecem a sair logo após a reunião do conselho político, que acontece nesta quinta-feira (04), também na sede da SSP. Os aliados poderão começar a enviar as indicações, que serão analisadas pela pasta de Caetano. O governo já começou a distribuir os espaços políticos nas empresas terceirizadas que prestam serviço ao Estado.

A distribuição de cargos entre os aliados no interior faz parte da montagem do governo e é um processo considerado natural em qualquer gestão. Além de contribuir com o Executivo, esse movimento também fortalece os parlamentares nas bases eleitorais com o atendimento de demandas locais.

Política Livre
Comentários