Foto: Divulgação
A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (22), no auditório do edifício-sede do TJBA 24 de maio de 2023 | 08:11

Justiça em Números TJ-BA 2022: cerimônia de premiação lota auditório e entrega o Selo Diamante a unidades judiciais

Sorrisos, vibrações, aplausos. Essa foi a energia predominante na cerimônia de premiação do Justiça em Números, edição 2022, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) presidido pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco. O evento, que lotou o Auditório Desembargadora Olny Silva, na segunda-feira (22), premiou 265 unidades judiciais, sendo que 30 delas conquistaram o Selo Diamante e receberam a honraria na solenidade.

Além do chefe do Judiciário baiano, compuseram a Mesa de Abertura da solenidade a 2ª vice-presidente do TJ-BA, Márcia Borges Faria, e o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), desembargador Júlio Lemos Travessa.

“A premiação evidencia o esforço incansável de todos os envolvidos para garantir um Judiciário mais ágil, acessível e eficaz”, disse o Presidente do TJBA ao mencionar, da mesma forma, aqueles que conquistaram os Selos Diamante (30), Ouro (144), Prata (38) e Bronze (53), totalizando 265 unidades. Em seu discurso, o Desembargador Presidente reafirmou o compromisso do Tribunal: “excelência, transparência e eficiência da prestação jurisdicional formam o motor da nossa busca constante por resultados”.

Em sintonia com as Resoluções 194/2014 e 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa do TJ-BA reconheceu o trabalho de magistrados e servidores na redução da Taxa de Congestionamento (TC) de processos.

Em 2017, no âmbito do Tribunal baiano, esse índice era de 70,4% e, após crescer para 76,6%, durante o período da pandemia, a TC caiu progressivamente. Quando menor o índice, melhor desempenho para as unidades judiciárias. “Mantendo esse ritmo, chegaremos a 63,8% e esse será o melhor valor histórico nesse quesito”, disse o secretário de Planejamento do TJ-BA, Pedro Vivas, ao apresentar os indicadores do CNJ, no âmbito do Tribunal baiano. O Índice de Produtividade de Magistrados (IPM) e o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) apontaram, também, uma direção positiva.

Após os discursos da abertura, os presentes assistiram a um vídeo institucional sobre as unidades que conquistaram o Selo Diamante. Em seguida, veio o momento dos 30 ganhadores, na modalidade Diamante, subirem ao palco. Dezoito unidades da capital, de 1º e de 2º Graus, e doze unidades de oito comarcas do interior receberam troféus e certificados.

Comentários