Foto: Reprodução
As inscrições estão disponíveis pelo Sistema de Educação Corporativa - SIEC 09 de maio de 2023 | 08:25

Promovido pelo TJ-BA, seminário “Personalidades da Independência” tem inscrições abertas até amanhã

A Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) homenageia os 200 anos da Independência da Bahia com a realização do Seminário “Personalidades da Independência”. O evento, que conta com a parceria da Universidade Corporativa (Unicorp), acontece na sexta-feira (12), das 8h às 18h30, no auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede do Judiciário baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

As inscrições estão abertas até quarta-feira (10), às 14h, por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec). O público-alvo do seminário são magistrados e servidores do Poder Judiciário, integrantes da sociedade civil e profissionais das áreas envolvidas com o tema.

Contando com oito palestras temáticas, o evento terá início às 8h40, com a Mesa de Abertura composta pelo presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o recém-empossado presidente da Comissão de Memória, desembargador Cássio Miranda; e o diretor-geral da Unicorp, desembargador Mário Albiani Júnior. Na ocasião, os Hinos Nacional e da Bahia serão apresentados pela 1ª vice-presidente do TJ-BA, desembargadora Gardênia Pereira Duarte.

Ao final das palestras, o desembargador Jatahy Júnior, corregedor das Comarcas do Interior, realizará a entrega à Comissão Permanente de Memória de livros históricos que foram encontrados nas unidades sob sua gestão, para serem expostos ao público geral no Fórum Ruy Barbosa.

O evento poderá ser acompanhado a distância, no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.

“Esse seminário é o resultado de um trabalho de equipe”, enfatiza o desembargador Cássio Miranda. O magistrado explica que a Comissão decidiu promover o evento neste mês como uma homenagem, também, à data 10 de maio, Dia da Memória do Poder Judiciário, data instituída pela Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sobre a programação do seminário, o desembargador Cássio Miranda destaca a importância das palestras voltadas para as figuras femininas da Independência. “É curioso observar que ao longo da história, por força do patriarcalismo e do machismo da historiografia oficial, as mulheres eram colocadas em segundo plano, quando, em verdade, elas sempre foram protagonistas”.

As Mesas do evento abordarão os seguintes temas: “A contribuição dos Índios e Negros na independência do Brasil”, “Aspectos Gerais da Independência do Brasil na Bahia”, “Maria Quitéria de Jesus e a sua atuação nas batalhas pela independência política do Brasil na Bahia (1822-1823)”, “João das Botas: um guerreiro português no mar da Baía”, “Joana Angélica: heroína da independência do Brasil”, “Os líderes militares no processo de independência da Bahia”, “A participação singular de Maria Felipa na luta pela independência do Brasil em Itaparica” e “A participação dos Desembargadores na Independência”.

Comentários