Foto: Reprodução/Facebook
Líder da oposição, deputado Alan Sanches (União) 20 de junho de 2023 | 15:50

Após elogios a Jerônimo, Alan Sanches discute com aliado da oposição e ajuda governo em sessão que deve “antecipar” recesso

exclusivas

Uma discussão entre o líder da oposição, deputado Alan Sanches (União), e o deputado Pablo Roberto (PSDB), que integra o mesmo bloco, marcou o início da sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20). Tudo começou quando o tucano pediu verificação de quórum no chamado pequeno expediente, ou seja, antes do início das votações.

“Existe um acordo nessa Casa de que durante o pequeno expediente não há pedido de verificação de quórum. A bancada de oposição tem um líder. Pode até discordar do líder, aí é outra coisa, não tem problema. Mas o deputado (Pablo Roberto) terá que me destituir do cargo”, afirmou Alan, em plenário, ao ouvir o pedido de verificação de quórum para continuidade da sessão.

“Respeito a posição de cada um aqui. Mas o Regimento Interno (da Assembleia) precisa ser cumprido independentemente de acordo. Tenho direito assegurado, pelas normativas da Casa, de pedir questão de ordem e verificação”, respondeu Pablo Roberto.

O deputado Samuel Júnior (Republicanos), que também é da oposição, afirmou que, apesar de respeitar o acordo, Pablo Roberto tinha razão, mas esse não foi o entendimento do presidente da sessão, o deputado José Raimundo (PT). Segundo o petista, o Regimento prevê que o acordo “tem força de lei na Casa”.

No momento em que Pablo Roberto pediu a verificação, não havia parlamentares presentes em plenário em número suficiente para a continuidade da sessão, que deve votar nesta terça, em segundo turno, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Outros dois projetos do Executivo devem ser votados, concluindo as votações da Assembleia antes do recesso de meio de ano, que começa oficialmente no primeiro dia de junho.

Nesta segunda-feira (19), Alan Sanches elogiou o governador, em conversas com a imprensa, após participar de uma solenidade em que o chefe do Executivo estadual entregou veículos e equipamentos a municípios a partir de emendas apresentadas pelos parlamentares, inclusive da oposição. Outros parlamentares da minoria atendidos também replicaram os elogios.

Jerônimo assumiu o compromisso com a oposição de que vai liberar as emendas destinadas pelos deputados da bancada a municípios baianos, ao contrário do antecessor, o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que privilegiava apenas os aliados, contrariando a norma constitucional.

Comentários