Foto: Divulgação
O Tribunal baiano está investindo para uma Justiça mais conectada e acessível. 13 de junho de 2023 | 10:42

TJ-BA aumenta a velocidade da internet em 117 unidades judiciais; ação integra esforços de inclusão digital

Ciente da importância de promover uma Justiça mais acessível, nos últimos quatro meses, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), aumentou a velocidade da internet de 117 unidades judiciais. Além disso, em apenas 32 dias, também foi instalado um segundo link de acesso à internet em 62 unidades judiciais, a fim de oferecer uma conexão mais estável.

“Considerando e extensão territorial do Estado da Bahia, é um grande desafio prover o mesmo nível de conectividade em todas as comarcas”, explica o secretário da Setim, Ricardo Neri Franco. “Nesse sentido, a Setim vem priorizando ações direcionadas às unidades do interior, disponibilizando um segundo link de acesso à internet, visando garantir a disponibilidade de acesso, caso o link principal apresente falhas”.

A iniciativa visa a proporcionar cada vez mais tecnologia, acesso e conectividade aos jurisdicionados. Somente entre fevereiro de 2022 e abril de 2023, foram quase R$ 30 milhões investidos em equipamentos e conexão de internet, beneficiando 83% das comarcas do estado.

Desde o início da gestão, o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, tem reforçado seu compromisso em aprimorar a prestação jurisdicional no 1º Grau, entregando novos equipamentos, promovendo magistrados, abrindo varas, renovando fóruns e instalando Salas Passivas e Salas de Depoimento Especial. Tendo sempre em vista os preceitos da cidadania, da justiça, da sustentabilidade e da inovação.

A infraestrutura adquirida pelo TJBA permite à Justiça ser mais célere, eficiente e produtiva, dando suporte ao Balcão Virtual, às Salas Passivas, ao Núcleo de Justiça 4.0 e ao Juízo 100% Digital. São incontáveis benefícios para magistrados e servidores, assim como para quem mais precisa do Poder Judiciário – o cidadão.

Comentários