Foto: Divulgação
A capacitação dá prosseguimento às boas práticas sustentáveis desenvolvidas desde a fundação do Núcleo Socioambiental 26 de junho de 2023 | 15:52

TJ-BA promove curso de gestão pública sustentável para servidores das unidades administrativas

Com o objetivo de disseminar boas práticas com relação ao meio ambiente, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio do Núcleo Socioambiental, promove o curso Gestão Pública Sustentável. A iniciativa tem como público-alvo os servidores das unidades administrativas do Judiciário baiano.

O curso ministrado pela professora Tatiana Carvalho conta com duas etapas: a primeira teve início no dia 5 de junho, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e a segunda acontecerá a partir do mês de julho. O objetivo é reforçar o tópico da sustentabilidade para gestão pública, por meio de atividades lúdicas de ensino ativo e apresentar os principais aspectos legais vigentes no TJBA que seguem as propostas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a coordenadora do Núcleo Socioambiental, desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, a capacitação “permite que os gestores das unidades tenham maior sensibilização com a causa socioambiental. Para isso, foi sugerido à Professora Tatiana Carvalho a abordagem dos indicadores sustentáveis previstos na Resolução CNJ n. 400/2021, no Plano de Logística Sustentável e demais legislações vigentes do TJBA a fim de atualizar sobre as principais tendências relativas à matéria”.

A segunda etapa da iniciativa envolverá a realização de mentorias presenciais nas unidades previamente escaladas para o acompanhamento direcionado do conteúdo proposto. A metodologia é inédita e visa colher bons resultados no desempenho sustentável da Corte.

O curso teve o apoio da Universidade Corporativa do TJBA (UNICORP) e dá prosseguimento às boas práticas sustentáveis desenvolvidas desde a fundação do Núcleo Socioambiental. Além disso, atende às disposições dos ODS da Agenda 2030 da ONU, PLS TJBA 2021/2026 e Resolução CNJ n. 400/2021.

As práticas do Núcleo Socioambiental ressaltam a relevância do tema de sustentabilidade e meio ambiente para a gestão do Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco.

Comentários