Foto: Divulgação
Pablo Coutinho Barreto e João Paulo Santos Schoucair 11 de julho de 2023 | 13:51

CCJ do Senado aprova nomes de dois baianos para o Conselho Nacional de Justiça

exclusivas

Os baianos Pablo Coutinho Barreto e João Paulo Santos Schoucair tiveram seus nomes aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta terça-feira (11), para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Caso aprovados em votação no plenário, os dois irão compor o CNJ pelo biênio 2023-2025.

Indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para a vaga destinada ao Ministério Público da União, Barreto é natural de Piritiba e formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Desde 2004 ele integra o Ministério Público Federal (MPF), tendo atuado nos estados do Espírito Santo, Sergipe, Bahia e no Distrito Federal. Pablo Coutinho Barreto foi procurador-chefe na Bahia, procurador regional dos Direitos do Cidadão, em Sergipe, e secretário de Perícia, Pesquisa e Análise do MPF. Em 2022, foi promovido por merecimento e recentemente removido à Procuradoria Regional da República da 1ª Região.

Já Schoucair, formado em Direito pela Ufba e promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA) desde 2004, ingressará no seu segundo mandato no CNJ, visto que foi conduzido pela primeira vez em 2022. O promotor foi indicado por Aras para a vaga direcionada ao Ministério Público estadual. Atualmente, é membro auxiliar da Procuradoria Geral da República.

Comentários