Foto: Divulgação
A Cerimônia foi alusiva ao 150º Aniversário de Nascimento de Alberto Santos Dumont 24 de julho de 2023 | 08:23

Presidente do TJ-BA recebe honras e medalha na Cerimônia Militar em comemoração ao sesquicentenário do Pai da Aviação

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi recebido no pátio de Autoridades da Base Aérea de Salvador (BASV), com honras militares pelo comandante e coronel aviador Vinícius Guimarães Nogueira, na última quinta-feira (20), para a comemoração ao 150º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira. A cerimônia contou com a presença de muitas autoridades civis e militares e dos homenageados.

A outorga da “Medalha do Mérito Santos Dumont”, concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras, foi o momento marcante da programação, quando os homenageados, ao som da Banda da Aeronáutica e com honras militares, receberam a condecoração das mãos do comandante da Base Aérea de Salvador, coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira. Todos assistiram à solenidade com muitos detalhes preciosos, como a incorporação da Bandeira Nacional Brasileira, os ritos em continência à bandeira, as execuções do Hino à Bandeira e, depois, o Hino Nacional, até a chegada da autoridade que passou a presidir a cerimônia militar.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, acompanhado do comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Marcelo Arantes Guedon, e do comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Vinícius Guimarães Nogueira, maior autoridade da Força Aérea Brasileira presente, para presidir a Cerimônia Militar Alusiva ao Sesquicentenário do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, com imposição da Medalha “Mérito Santos Dumont”. Foram prestadas as honras militares de estilo.

Criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, a Medalha Mérito Santos Dumont, durante as celebrações do cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis, é concedida a militares e civis nacionais e estrangeiros, que se destacaram pelas relevantes contribuições e notáveis serviços à Força Aérea Brasileira.

A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou, também, a premiação dos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino da Bahia, os quais participaram, entre os dias 05 e 07 de junho, de uma programação comemorativa aos 150 anos de Santos Dumont. Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre a trajetória de vida e os feitos de Alberto Santos Dumont.

O objetivo do ciclo de palestras foi convidar os estudantes a participarem do concurso de redação com o tema “150 anos de Santos Dumont: Pai da Aviação e Pioneiro na Inovação”. Os alunos com as dez melhores redações foram homenageados durante a cerimônia militar alusiva ao dia do nascimento de Santos Dumont. Castelo Branco e a esposa desembargadora Suzane Faillace Castelo Branco registraram o momento e parabenizaram todos os alunos, inclusive Diego Peri Guimarães Brasil, estudante do Centro de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, que alcançou a pontuação máxima (10) e ainda guarda o rascunho da redação vencedora.

Alberto Santos Dumont é considerado o pai da aviação, cujo feito histórico foi ter conseguido voar, de forma pioneira, com um aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria. O feito aconteceu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

Criatividade e inovação sempre foram o combustível de Santos Dumont, que já colecionava feitos aéreos antes do voo com o 14-Bis, como a construção de um balão que voou por cinco horas, também na França, em julho de 1898. O pai da aviação morreu em 1932, desapontado com a utilização da própria invenção, os aviões na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Comentários