Foto: Divulgação/TJ-BA
O desembargador do TJBA Lidivaldo Britto 05 de julho de 2023 | 18:30

TJBA marca presença na sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao bicentenário da Independência da Bahia

bahia

O desembargador Lidivaldo Britto, presidente da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), representou o presidente do Judiciário baiano, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na sessão solene em comemoração ao Bicentenário da Independência do Estado da Bahia, no Congresso Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira (5).

“O tribunal é protagonista da independência, nós temos três heróis que se arriscaram e deram as suas vidas para que a Bahia ficasse livre do jogo português”, comentou o desembargador Lidivaldo a respeito dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, um marco na história do país.

O presidente do TJBA recebeu do deputado federal Bacelar o convite para participar da sessão solene, feito em nome dele e das deputadas federais Alice Portugal, Lídice da Mata e Rogéria Santos, e dos senadores Jaques Wagner e Randolfe Rodrigues. O parlamentar estendeu a participação para todos os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia, considerando as presenças como fundamentais “para tornar esse momento ainda mais especial e significativo”.

Na oportunidade, deputado Bacelar destacou que a sessão solene do Congresso Nacional vai “celebrar a rica herança cultural, o povo acolhedor e as contribuições valiosas que a Bahia tem oferecido ao Brasil e ao mundo”. O desembargador Nilson Castelo Branco reconhece a relevância da solenidade que “comemorará um marco histórico, reforçando a bravura do povo baiano, protagonista na luta pela independência, que soma muitas conquistas e progresso ao longo desses dois séculos”.

Vale ressaltar que este ano, o TJBA participou, de maneira especial, nos festejos oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que aconteceram no domingo (2), em Salvador. Pela primeira vez, a bandeira do Judiciário baiano foi hasteada na abertura das celebrações, pelo papel que o Poder Judiciário baiano teve na nas lutas pela independência.

O presidente do TJBA se encontra no 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, que acontece de 05 a 07 de julho em Porto Alegre (RS), por isso indicou desembargador Lidivaldo Britto para representar o TJBA na sessão solene do Congresso.

Comentários